Desvios e restrições: estação principal de Colônia enfrentando grandes mudanças!
Saiba tudo sobre os desvios planejados na Estação Central de Colônia de 14 a 24 de novembro de 2025 e as mudanças no tráfego de trens.

Desvios e restrições: estação principal de Colônia enfrentando grandes mudanças!
A partir de 14 de novembro as coisas vão dar errado em Colônia! A Estação Central de Colônia será redirecionada até 24 de novembro, o que terá um impacto significativo no tráfego ferroviário. Alto WDR Os trens circulam principalmente pela estação ferroviária de Deutz. As ligações de longo curso são canceladas ou não param na estação principal, com exceção da RE 25, que continuará a parar aí. Os comboios regionais também são afetados, mas existem alternativas através do S-Bahn e da empresa de transportes de Colónia (KVB).
Recomenda-se ficar atento aos horários, pois só haverá serviço ferroviário de substituição durante as noites em que a estação principal está fechada aos comboios S-Bahn. O próximo comissionamento de uma nova caixa de sinalização eletrônica visa tornar o tráfego ferroviário na estação principal mais estável e confiável. Afinal, temos aqui cerca de 1.300 movimentos de trem todos os dias!
Nos bastidores: a tecnologia
O que está realmente por trás deste desafio? Nos últimos quatro anos, foram instalados 176 novos sinais, 208 interruptores renovados e impressionantes 208 quilómetros de cabos. Estas novas instalações técnicas serão utilizadas não apenas na estação principal, mas também nas estações Colônia-Oeste, Ehrenfeld, Nippes e Deutz, a fim de melhor controlar o tráfego.
Os projetos ferroviários alemães mostram que o trabalho não está sendo feito apenas nas caixas de sinalização. Além dos desvios, também serão feitas grandes alterações de horários em várias linhas de transporte local e de longa distância até ao final de 2028. O DB está a investir um total de quase 22 milhões de euros, financiados principalmente pelo estado da Renânia do Norte-Vestfália como parte do pacote de medidas “Rede Robusta”, a fim de aumentar significativamente a flexibilidade no tráfego ferroviário. Serão instalados 25 novos sinais para permitir que os trens viajem nos trilhos nos dois sentidos.
Condições do quadro financeiro
O tema dos investimentos é uma alta prioridade para a Deutsche Bahn. Entre 2011 e 2024, foram investidos milhares de milhões em infraestruturas. Alto Estatista Estes investimentos continuarão a melhorar a pontualidade e a resiliência da rede ferroviária. Para o efeito, estão também a ser financiados 30 projetos para reduzir perturbações na rede ferroviária. Isto mostra que a ferrovia não está apenas mudando de rumo, mas também está totalmente comprometida com o transporte ferroviário!
A renovação da infraestrutura ferroviária em Colónia deverá continuar na região até ao final de 2027, incluindo atualizações técnicas para as caixas de sinalização em Bergisch Gladbach e Altenkirchen. A renovação da margem esquerda do Reno, que inclui cidades como Bonn Bad-Godesberg, Brühl e Roisdorf, está prevista para 2028. No entanto, o DB estima que a nova caixa de sinalização não levará a um aumento na movimentação de trens na estação principal – o principal é criar mais estabilidade para os viajantes.
Continuamos curiosos para ver como se desenvolverá o tráfego ferroviário na cidade catedral nos próximos meses. Portanto, tome cuidado e fique sempre de olho nas informações mais recentes!