Violência anti-semita num jogo de futebol: jogador do Maccabi atacado!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Durante o jogo da liga distrital TuS Makkabi Cologne contra o Nippes 78 II em 17 de setembro de 2025, houve ataques anti-semitas aos jogadores do Makkabi.

Beim Kreisliga-Spiel TuS Makkabi Köln gegen Nippes 78 II am 17.09.2025 kam es zu antisemitischen Übergriffen auf Makkabi-Spieler.
Durante o jogo da liga distrital TuS Makkabi Cologne contra o Nippes 78 II em 17 de setembro de 2025, houve ataques anti-semitas aos jogadores do Makkabi.

Violência anti-semita num jogo de futebol: jogador do Maccabi atacado!

No jogo de futebol amador entre TuS Makkabi Köln e Nippes 78 II em 17 de setembro de 2025, ocorreu um incidente assustador que abalou a comunidade esportiva local. Durante e após o jogo, os jogadores do Makkabi foram submetidos a insultos anti-semitas, cuspidas e ataques físicos. De acordo com Bild.de, insultos como “sionistas de merda”, “bando de judeus sujos” e “Porco judeu” foram usados. A agressão fria culminou com cuspidas em dois jogadores enquanto outros foram sufocados e tiveram os cabelos puxados.

Apesar dos ataques violentos, o jogo terminou com um claro 7:2 para Makkabi. Witek Krymalowski, presidente do Makkabi Cologne, expressou choque e enfatizou que tais incidentes eram vergonhosos e não ocorreram nos últimos dez anos. O Ministério Público já foi informado sobre os incidentes. A diretoria do Nippes 78 explicou que as denúncias podem ter vindo de jogadores individuais e que queriam esclarecer o assunto internamente.

Exigências de consequências

Alon Meyer, Presidente da Makkabi Alemanha, apela a uma acção decisiva contra os incidentes anti-semitas e a sanções consistentes contra os perpetradores. Estes incidentes estão ligados a um aumento preocupante da violência antissemita nos campos desportivos alemães, especialmente desde o ataque terrorista do Hamas a Israel em 7 de outubro de 2023, de acordo com [Jüdische Allgemeine](https://www.juedische- Allgemeine.de/politik/antisemitische-ausschreitungen-bei-kreisliga-spiel/).

As críticas também se dirigem ao árbitro do jogo, cujo comportamento durante o incidente será analisado. Makkabi planeia documentar estes incidentes juntamente com o projeto nacional de prevenção “Together1” e tomar medidas legais. As experiências de outras testemunhas devem ser incorporadas no processamento.

Uma tendência alarmante

Philipp Peyman Engel, editor-chefe do Jüdische Allgemeine, alerta para o aumento do ódio aos judeus na Alemanha, especialmente se Israel for atacado. As declarações da ultra cena do futebol, bem como as declarações discriminatórias, representam uma séria ameaça aos valores democráticos. Diálogos e encontros comprometidos são elementos essenciais na luta contra o antissemitismo, como enfatizam ele e outros comentaristas, relata Deutschlandfunk.

Os incidentes em Colónia não são apenas um caso flagrantemente isolado, mas reflectem uma tendência preocupante. Os clubes Maccabi não são conhecidos apenas pelas suas conquistas desportivas, mas também por pessoas de diferentes religiões e origens que praticam desporto juntas. Resta esperar que os acontecimentos actuais levem a um repensar e a uma maior solidariedade na luta contra o ódio aos judeus no mundo do desporto.