A Casa Branca de Colônia abre suas portas pela primeira vez em 400 anos!
Em 6 de setembro de 2025, o castelo com fosso Weißhaus de Colônia será aberto pela primeira vez aos visitantes para a exposição de arte. Entrada gratuita!

A Casa Branca de Colônia abre suas portas pela primeira vez em 400 anos!
O castelo com fosso Weißhaus de Colônia abrirá suas portas ao público no próximo fim de semana (5 a 7 de setembro). Este edifício histórico em Sülz não está aberto ao público há 400 anos. Só no domingo, dia 6 de setembro, os amantes da arte terão a oportunidade de visitar as impressionantes salas do castelo e ao mesmo tempo vivenciar a exposição coletiva da galeria Ruttkowski68. O horário de funcionamento da Casa Branca é das 11h às 18h. nos dois dias e a entrada é gratuita. Longas filas em frente ao castelo já foram documentadas no Instagram, o que sublinha a expectativa pelo evento.
A exposição é organizada por David Roth e Pia Fatha, que apresentarão trabalhos emocionantes de vários artistas e incorporarão a arquitetura especial do castelo, relata t-online.de. O proprietário do castelo, Adam Szpyt, empresário mais conhecido pela venda de colchões, mudou-se para a Casa Branca em 2020 e já traçou planos de utilização do castelo. Ele descreve o edifício como “lindo” e está confiante de que o espaço pode proporcionar um ambiente criativo para os artistas. O complicado processo de venda do castelo, que exigiu mais de oito milhões de euros, exigiu muita paciência. Tanto a cidade de Colônia quanto a Universidade de Colônia já estavam interessadas no prédio, mas não houve acordo.
Um olhar para a história
A Casa Branca tem uma longa história, que remonta ao século XIV. Era propriedade da Abadia Beneditina de São Pantaleão e tornou-se propriedade do Estado após a invasão de Napoleão. Em 1849 voltou a mãos privadas, o que sublinha a movimentada história do castelo. Em 2015, a Câmara Municipal de Colónia aprovou por unanimidade um acordo para a abertura do parque do palácio, que está protegido como monumento. Mesmo assim, a cidade de Colônia ainda pensa em abrir o parque ao público, o que beneficiaria os moradores do bairro.
O evento é dedicado ao “Dia do Monumento Aberto”, durante o qual visitantes de todo o país têm a oportunidade de explorar locais normalmente inacessíveis. Todos os anos isto atrai vários milhões de pessoas interessadas em cultura e monumentos que apreciam a importância dos monumentos para a nossa sociedade. O dia não só oferece uma excelente visão da história, mas também conecta pessoas de diferentes gerações e promove a conscientização sobre as obras-primas históricas do nosso tempo, informa denkmalschutz.de.
Com a abertura da Casa Branca, não só se tornará visível um capítulo emocionante na história cultural de Colónia, mas também florescerá o potencial espírito criativo do palácio, que está agora sob nova gestão. Quer você seja um amante da arte ou um entusiasta da história, ninguém deve perder a oportunidade de entrar na Casa Branca!