Uma nova lufada de ar fresco em Colônia: Suyin Scheid-Henning ordenada como predicante!
Suyin Scheid-Henning foi ordenada predicante em 24 de outubro de 2025. Seu caminho para a fé e a comunidade mostra uma jornada inspiradora.

Uma nova lufada de ar fresco em Colônia: Suyin Scheid-Henning ordenada como predicante!
Um vento fresco sopra pela Johanneskirche protestante em Colônia-Porz, onde Suyin Scheid-Henning foi ordenada como predicante em 24 de outubro de 2025. Em um serviço solene, a superintendente Kerstin Herrenbrück juntou-se ao lado de Scheid-Henning e proferiu o encorajamento bíblico de Isaías 43:1: "Não tenha medo, pois eu o resgatei; eu o chamei por seu nome, você é meu!" O evento não só deixou claro que Scheid-Henning iria agora transmitir os seus dons ao serviço de Deus e da comunidade, mas também que o seu próprio caminho foi marcado por um grande significado pessoal.
Suyin Scheid-Henning, artista e conferencista, completou dois anos de treinamento antes de dar este importante passo. Suas memórias de infância são vívidas, caracterizadas por uma educação religiosa dedicada e pela oração do Pai Nosso. Embora seus pais não a tenham batizado para lhe dar a liberdade de encontrar seu próprio caminho de fé, ela sentiu uma profunda ligação com temas religiosos, mesmo quando era estudante. Uma caminhada formativa até o pátio do mosteiro em Dünnwald com seu pai e a alegria compartilhada dos cantos do Advento criaram uma base importante para ela.
Um caminho cheio de insights pessoais
Aos 37 anos, Scheid-Henning foi batizado e assim encontrou um lar espiritual. A sua mentora, Ingrid Kibilka, comparou esta jornada de fé a uma casa onde se instala lentamente. Duas experiências-chave foram particularmente cruciais para a sua decisão de se tornar pregadora: a concepção das devoções da Quaresma durante o período Corona e o funeral da sua mãe em 2021. Com as palavras “Levante-se e vá!” ela ouviu o chamado de Jesus, que a acompanhou nas suas dúvidas. O “apoio inesperado de cima” a ajudou a seguir esse caminho.
Ela foi calorosamente recebida na comunidade e a equipe dedicada ao seu redor tornou possível um novo capítulo em sua vida. Apesar dos quartos da sua nova “casa de fé” ainda não estarem totalmente concluídos, o entusiasmo e o compromisso fluem através das paredes. A sua ordenação é vista pela Igreja Evangélica na Renânia como um sinal promissor e também próximo dos princípios da Declaração Teológica de Barmen, que tem sido a orientação teológica central da Igreja Confessante desde 1934. Esta declaração lutou contra a apropriação da Igreja Protestante pelo regime nacional-socialista e até hoje apela a um olhar crítico sobre as influências do Estado em questões religiosas.
Um olhar para a história
A Declaração Teológica de Barmen, adoptada pelo Sínodo Confessional, não é apenas um documento histórico, mas também uma parte viva da identidade protestante. A maioria das igrejas membros da Igreja Evangélica na Alemanha (EKD) referem-se a este guia em seus regulamentos básicos. Entre outras coisas, é comum que os pastores sejam obrigados a aderir à Declaração de Barmen quando são ordenados, o que sublinha a relevância destes princípios no mundo de hoje. A declaração defende-se ativamente contra influências externas e afirma a fé como uma confissão individual e independente.
É aqui que o significado do julgamento de Suyin Scheid-Henning se torna aparente: segue a tradição de resistência e responsabilidade pessoal que a Igreja Confessante desenvolveu face ao Nacional-Socialismo. Embora alguns dos seus antepassados dentro da Igreja tenham reagido de forma bastante ambivalente a estes desafios, ela representa uma nova geração que está comprometida com a comunidade e a fé com convicções claras.
No dia de sua ordenação, a decoração do Dia de Ação de Graças da igreja foi transformada com humor em sopa de abóbora, que foi comida juntos na recepção. Desta forma, o pessoal se combina com o comum – um bom presságio para o seu trabalho como professora, no qual ela poderá contribuir com seus dons com coração e comprometimento.
Com o seu vestido, descrito como o seu “eu litúrgico”, Suyin Scheid-Henning dará um sinal visível do seu compromisso e fé na comunidade. O vento fresco em Colônia-Porz promete uma viagem gratificante para todos os envolvidos.
Para mais informações sobre os antecedentes da Declaração Teológica de Barmen e seu significado na igreja de hoje, leia mais no site EKD e a fundação da Igreja Confessante Cliques de tempo.
Fique ligado enquanto continuamos a relatar os desenvolvimentos em nossa comunidade e acompanhar os eventos em torno de Suyin Scheid-Henning e seu trabalho.