Cruz Azul-Amarela de Colônia: Embaixador anuncia nova ajuda para a Ucrânia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Embaixador ucraniano visita Colônia-Raderthal; Está a ser enviada ajuda simbólica à Ucrânia – um sinal de solidariedade.

Ukrainischer Botschafter besucht Köln-Raderthal; symbolische Hilfsgüter für die Ukraine werden versandt - ein Zeichen der Solidarität.
Embaixador ucraniano visita Colônia-Raderthal; Está a ser enviada ajuda simbólica à Ucrânia – um sinal de solidariedade.

Cruz Azul-Amarela de Colônia: Embaixador anuncia nova ajuda para a Ucrânia!

Uma ambulância bombardeada num armazém de doações da Cruz Azul-Amarela em Colónia-Raderthal simboliza os efeitos devastadores da guerra de agressão russa contra a Ucrânia. O embaixador da Ucrânia na Alemanha, Oleksii Makeiev, visitou recentemente o campo e elogiou o trabalho incansável dos voluntários, muitos dos quais fugiram da Ucrânia. Na manhã de sexta-feira, um comboio composto por três camiões e dois camiões de carga baixa partiu para a Ucrânia carregado com suprimentos de emergência necessários com urgência. Cerca de 70 voluntários fizeram as malas para a Ucrânia, num feriado, o que sublinha a determinação e o empenho dos cidadãos de Colónia.

Colônia e Dnipro, a cidade gêmea, mantêm uma relação oficial de cidade irmã desde agosto de 2024, que deverá permanecer em vigor mesmo em tempos de guerra. “É importante que o nosso apoio continue para além deste momento difícil”, enfatizou o presidente da Câmara de Colónia, Andreas Wolter, no seu relatório sobre assistência activa. Ele deixou claro que dois terços da frota de ônibus do Dnipro foram destruídos pelos ataques russos. No total, a Cruz Azul-Amarela entregou até agora dois carros de bombeiros, 30 veículos de resgate e cinco ônibus KVB para o Dnipro.

Ajuda abrangente para os feridos na guerra

O apoio da Cruz Azul-Amarela vai além da alimentação e do vestuário. Desde o outono de 2022, foram adquiridos e entregues cerca de 11 000 geradores de energia, bem como material médico, como camas hospitalares, caixas para bebés, recipientes de água potável e mochilas escolares. A necessidade de cuidados médicos e próteses causada pela guerra para os feridos na guerra é uma prioridade. Linda Mai, presidente da associação, destacou a importância das relações de longo prazo, que são essenciais para a reconstrução do pós-guerra.

Além disso, está a ser apoiada uma cooperação entre as clínicas municipais de Colónia e o Hospital Mechnikov no Dnipro, que é apoiada pela Sociedade para a Cooperação Internacional com 400.000 euros durante dois anos. Esta iniciativa visa melhorar de forma sustentável os cuidados médicos para a população afetada.

Compromisso além dos limites da cidade

As medidas de ajuda também se reflectem na cooperação com a empresa de navegação Emons GmbH e a empresa de gestão de resíduos de Colónia, que se tornou activa no apoio no início de Maio. Como parte da prestação de primeiros socorros, foram enviados ao Dnipro recursos médicos, como aparelhos móveis de raios X e ultrassom e desfibriladores. A mensagem de agradecimento transmitida digitalmente pelo prefeito Borys Filatov à prefeita de Colônia, Henriette Reker, também sublinha o agradecimento pelo apoio da Alemanha.

As medidas de apoio aos refugiados ucranianos e às pessoas afectadas pela guerra aumentam constantemente. O número de geminações de cidades entre a Alemanha e a Ucrânia aumentou de 70 para 250, 44 das quais na Renânia do Norte-Vestefália. Isto mostra que a solidariedade e o apoio à Ucrânia não estão a diminuir, mas permanecem elevados.

Como enfatizou o Ministro Federal da Saúde, Prof. Karl Lauterbach, a Alemanha tem uma “obrigação moral especial” para com os refugiados e pessoas feridas. Os convidados e amigos ucranianos deverão receber os mesmos cuidados médicos que aqueles com seguro de saúde legal. Este compromisso constitui mais um passo no sentido do apoio inclusivo e humanitário à Ucrânia.