Desrespeitosamente, lidando com lixo: Colônia luta contra o enxurário de desperdício!

Cordula Beckmann von AWB erklärt die steigende Müllmenge in Köln und ruft zur Teilnahme an Sauberkeitsaktionen auf.
Cordula Beckmann, da AWB, explica a crescente quantidade de lixo em Colônia e exige participação em ações de limpeza. (Symbolbild/MK)

Desrespeitosamente, lidando com lixo: Colônia luta contra o enxurário de desperdício!

Köln, Deutschland - Em Colônia, o clima de lidar com resíduos é sempre relatado, como Cordula Beckmann, porta -voz da Köln Waste Management Company (AWB). Apesar das mais de 23.400 lixo na cidade, a quantidade de lixo aumenta quase anualmente. A pandemia não apenas melhorou o respeito ao lidar com o lixo, mas também piorou. Entre outras coisas, isso expressa que mais e mais pessoas estão simplesmente nas ruas, mesmo que o descarte ofereça serviço gratuito. A cidade então identificou pontos de lixo específicos que podem ser encontrados em todos os distritos.

Uma tendência não insignificante que leva a esse aumento é a "mediterranização" da cidade. Mais e mais pessoas estão usando lugares e áreas verdes para se recuperar, o que também gera mais lixo. Nesse contexto, o AWB descobriu que não há trimestre (felizmente) que seja particularmente limpo ou sujo. Em vez disso, os pontos de acesso permanecem uniformemente distribuídos, o que não facilita necessariamente o desafio para a limpeza da cidade.

Ações de limpeza Adicionar

Ao mesmo tempo, a participação na campanha de limpeza "Kölle Putzmunter" aumentou visivelmente. No ano passado, foram registrados 28.000 relatórios sobre lixo, o que significa 4.000 a mais do que no ano anterior. Grupos e indivíduos participantes podem contribuir ativamente para a campanha usando um formulário de registro. O AWB oferece luvas laváveis ​​e reutilizáveis ​​e sacos de lixo e assume a coleta dos resíduos coletados no local acordado. Essa iniciativa não é apenas apoiada pelo AWB, mas também por vários parceiros em Colônia. Particularmente interessante: o Colônia Express é acompanhado por algumas das ações e, portanto, fornece mais atenção.

Nem todas as tentativas de reduzir o desperdício funcionam sem problemas. Em muitos casos, as caixas "Gemen Gleen" criadas nos distritos terminam com os objetos restantes que são vistos como lixo ilegal. Isso levou a um aumento nos relatórios sobre depósitos ilegais de lixo, o que é um grande problema para o design diário de Colônia.

Evitação de desperdício como um objetivo social

Em um nível mais amplo, também acontece algo em termos de prevenção de resíduos. A Agência Federal do Meio Ambiente depende da promoção da economia circular para proteger os recursos naturais e proteger o meio ambiente. O governo federal estabeleceu o objetivo ambicioso de reduzir pela metade o desperdício de alimentos per capita até 2030. Várias medidas para evitar o desperdício estão sendo pesquisadas e implementadas atualmente. Isso também inclui a semana européia de evitar resíduos, que é realizada anualmente em novembro e serve como uma plataforma para inúmeras ações para evitar o desperdício.

A caixa de diálogo entre diferentes atores ao longo da cadeia de valor é considerada crucial. As soluções sustentáveis ​​para evitar o desperdício só podem realmente funcionar através da ação conjunta e a consciência da sensibilização obtida para o uso ambientalmente consciente dos recursos pode ser consolidada ainda mais.

A situação em Colônia é desafiadora, mas com o apoio de iniciativas como "Kölle Putzmunter" e a pesquisa em andamento para evitar o desperdício, pode haver uma mudança positiva, é claro. Isso mostra que a consciência da própria responsabilidade está crescendo na cidade e é hora de trabalhar juntos em um futuro limpo.

Details
OrtKöln, Deutschland
Quellen