Rösratherin economiza 40.000 euros: tentativa de fraude falha no último minuto!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Uma mulher de 86 anos de Rösrath escapou de uma fraude quando recebeu uma suposta chamada de emergência. Os especialistas aconselham cautela.

Eine 86-jährige Frau aus Rösrath entging einem Betrug, als sie einen vermeintlichen Notruf erhielt. Experten raten zur Vorsicht.
Uma mulher de 86 anos de Rösrath escapou de uma fraude quando recebeu uma suposta chamada de emergência. Os especialistas aconselham cautela.

Rösratherin economiza 40.000 euros: tentativa de fraude falha no último minuto!

A vida de Helga Bordacchini, de 86 anos, de Rösrath, sofreu uma reviravolta dramática quando ela foi vítima de uma pérfida tentativa de fraude. A idosa recebeu um telefonema de um homem que se passava por policial, alegando que seu filho se envolveu em um grave acidente de trânsito no qual uma criança ficou ferida. Em alerta máximo e acreditando que precisava ajudar o filho, Bordacchini partiu com 40 mil euros em dinheiro para entregar o dinheiro. “Tem alguma coisa acontecendo”, ela pensou e seguiu as instruções do interlocutor, que também a incentivou a fornecer o número do seu celular e não desligar. “A criança sob observação tem apenas 30% de chance de sobrevivência”, disse ele, o que só aumentou a preocupação.

A pessoa que ligou então a instruiu a entregar o dinheiro a um escritório de advocacia chamado Meier. Enquanto esperava no carro, ela ficou cada vez mais em pânico e desorientada. Uma segunda ligação de outro escritório de advocacia, Johnson, finalmente despertou suas suspeitas. Toda a situação era tão surreal que ela começou a ter dúvidas. Bordacchini decidiu entrar em contato com o filho, que rapidamente conseguiu dar tudo certo: “Não ocorreu nenhum acidente”, enviou-lhe por telefone. Ele informou a polícia, mas eles não puderam ajudar imediatamente.

O que esses golpistas fazem?

Como relata NDR, os fraudadores costumam ter como alvo os idosos porque eles muitas vezes se aproveitam da solidão e da disposição para ajudar. O chamado truque do neto e chamadas de choque estão entre os métodos mais comuns. Os criminosos se passam por parentes e descrevem situações de emergência para conseguir dinheiro. Até mesmo uma ligação de um número supostamente confiável pode ser uma farsa. A polícia deixa claro que nunca exige dinheiro ou objetos de valor dos cidadãos.

É importante desligar imediatamente se suspeitar de algo e não revelar nenhuma informação pessoal. O [Centro Alemão do Consumidor](https://www.ksta.de/region/rhein-berg/roesrath/roesratherin-rettet-40-000-euro-in-last- Minute-vor-betrug-1037343) recomenda consultar a família a qualquer momento e obter segurança perguntando. A conscientização sobre vários golpes é particularmente importante, especialmente para pessoas mais velhas que são mais suscetíveis a tais truques.

Conscientização e prevenção

Para contrariar este perigo, a polícia oferece medidas informativas. Uma brochura de 72 páginas específica para pessoas idosas aborda diversas formas de crime que afectam a geração mais velha e dá dicas valiosas sobre protecção. Os perigos mencionados incluem não apenas fraude telefónica e falsos agentes policiais, mas também riscos especiais à porta da frente, por exemplo, de vigaristas ou quando se dirige para um café, onde são vendidos produtos superfaturados.

Com a sua reação rápida, Helga Bordacchini pode ter evitado que algo pior acontecesse e agora está em campanha para aumentar a conscientização sobre a fraude. “É importante falarmos sobre isso e informarmos os nossos cidadãos mais velhos”, diz ela. Sua experiência pode ajudar outras pessoas a evitarem cair nas mesmas armadilhas que assustam tantas pessoas.