Colônia vivencia a maior evacuação desde a guerra devido à descoberta de bombas!
Em 4 de junho de 2025, Colônia experimentará a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial devido ao desarmamento de uma bomba no estaleiro Deutzer.

Colônia vivencia a maior evacuação desde a guerra devido à descoberta de bombas!
Um evento histórico está acontecendo hoje em Colônia: a maior evacuação desde a Segunda Guerra Mundial é iminente. A razão para isso é a descoberta de três bombas da Segunda Guerra Mundial, descobertas em 2 de junho de 2025 durante as obras do estaleiro Deutz. De acordo com WDR, existem duas bombas americanas de 2000 pesos e uma bomba de 10000 pesos, cuja desativação está programada para começar às 8h de hoje pelo explosivo do governo distrital de Düsseldorf. serviço de eliminação de munições é.
A evacuação afetará mais de 20 mil pessoas – um grande número de residentes e profissionais. Instalações como o Hospital Eduardus, diversas casas de repouso, escolas, creches e locais de grandes eventos como a Arena Lanxess e a estação ferroviária Cologne Messe/Deutz estão na área restrita. As pontes Severins e Hohenzollern, bem como a ponte Deutzer também serão fechadas, o que alterará significativamente o tráfego na área metropolitana de Colônia. “É tudo inconveniente, mas a segurança vem em primeiro lugar”, disse um morador.
Centros de evacuação e deficiências
Centros de evacuação foram criados para acomodar temporariamente os cidadãos afetados. Muitos esperam um retorno rápido, mas atualmente não está claro quando a desativação será finalmente concluída. Enquanto as cerimônias de casamento na Câmara Municipal de Colônia-Porz são mantidas para casais que queriam se casar hoje, grandes eventos no Salão Filarmônico de Colônia e na Lanxess Arena foram cancelados ou adiados.
As circunstâncias da descoberta da bomba em Colónia são comparáveis a outros acontecimentos na Alemanha, como, mais recentemente, em Teltow, onde uma bomba aérea da Segunda Guerra Mundial também teve de ser desactivada. Muitos moradores foram afetados e tiveram que deixar seus prédios dentro de uma área restrita de 600 metros, segundo a n-tv. Esta semelhança mostra que o problema das relíquias históricas da guerra ainda hoje tem graves consequências.
Notícias econômicas
Além da evacuação em Colónia, muita coisa aconteceu também a nível económico. Os EUA duplicaram as tarifas sobre as importações de aço e alumínio, preocupando os produtores de aço alemães. O chanceler Friedrich Merz (CDU) planeia viajar esta noite aos EUA para tratar desta questão. Isto poderá ter consequências a longo prazo para muitas empresas na Alemanha, uma vez que as tarifas protecionistas de 50 por cento aumentarão significativamente os custos. Ao mesmo tempo, o governo federal está a planear benefícios fiscais para as empresas, a fim de mitigar o impacto económico, o que Köln.de explica ainda: “Temos de nos envolver para que as empresas tenham novamente uma boa mão”.
Enquanto a população de Colónia se prepara para a evacuação, resta esperar que a desactivação da bomba prossiga sem maiores complicações. Além dos desafios de segurança, foi também anunciado um dia nacional de ação contra o calor, para sensibilizar para os perigos das altas temperaturas – em consonância com as circunstâncias mais atuais que estarão em foco ao longo do dia.
O dia de hoje não é apenas marcado por medos e incertezas, mas também traz consigo momentos pessoais. O ex-profissional de futebol Lukas Podolski está comemorando seu 40º aniversário e trazendo um pouco de alegria à situação tensa. Mesmo em tempos tão turbulentos, o povo de Colónia é conhecido por permanecer unido.