Relatório de qualidade KVB: A pontualidade do sistema ferroviário leve está em queda livre!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Relatório de Qualidade KVB 2024: A pontualidade dos sistemas ferroviários ligeiros de Colónia está a diminuir, desafios com falta de pessoal e de veículos.

KVB-Qualitätsbericht 2024: Pünktlichkeit der Kölner Stadtbahnen sinkt, Herausforderungen bei Personalmangel und Fahrzeugmangel.
Relatório de Qualidade KVB 2024: A pontualidade dos sistemas ferroviários ligeiros de Colónia está a diminuir, desafios com falta de pessoal e de veículos.

Relatório de qualidade KVB: A pontualidade do sistema ferroviário leve está em queda livre!

A empresa de transportes de Colónia (KVB) está sob pressão. Um relatório de qualidade recentemente publicado para 2024 mostra que, no ano passado, quase um em cada cinco veículos ligeiros sobre trilhos e um em cada quatro autocarros não chegaram a tempo. Este relatório, apresentado terça-feira, serve como um reflexo da realidade operacional e colocou em foco o nível de qualidade da KVB. Kölnische Rundschau relata que o KVB está abaixo do nível alvo de pontualidade este ano. A CEO Stefanie Haaks foi autocrítica e ofereceu insights sobre os desafios que a empresa enfrenta.

Em detalhe, o relatório mostra que os sistemas ferroviários ligeiros alcançaram uma taxa de pontualidade de 79,6 por cento em 2023. Particularmente notável é a linha 4, que é considerada a menos fiável - uma circunstância que remonta ao encerramento da Ponte Mülheim. A ligação através desta importante artéria de trânsito afetou não só a pontualidade, mas também toda a oferta de mobilidade da cidade. Em contrapartida, a linha 17, que liga oito paradas, apresentou a melhor pontualidade.

Potencial de melhoria

O KVB não precisa apenas lutar com a pontualidade. O relatório também descreve que apenas 92,3 por cento das viagens de metro ligeiro que deveriam ser oferecidas de acordo com o acordo com a cidade de Colónia foram efectivamente realizadas. No ano passado, esse número era de 95,3%. A principal razão para muitas falhas é a falta de pessoal, que se deve ao insuficiente recrutamento de motoristas. Apesar dos esforços intensivos, o KVB não conseguiu recrutar pessoal suficiente, pelo que foi necessária uma redução temporária do horário em Novembro de 2024, a fim de estabilizar a situação.

No entanto, Haaks enfatizou que a situação melhorou gradualmente em 2024 e espera-se que todos os cargos de maquinista ferroviário sejam preenchidos até o outono. Toda a gama de serviços de ônibus estará novamente disponível a partir de 25 de agosto de 2024. Mesmo assim, o cronograma continua tenso devido a pedidos pendentes e à falta de peças de reposição.

Situação e desafios de segurança

Outra questão de grande relevância é a segurança nas paradas. As questões de segurança, especialmente no centro da cidade, são consideradas um sério desafio. A KVB tem patrulhas policiais e de segurança municipais em serviço 24 horas por dia, o que tem efeitos positivos, mas também pode criar um efeito de deslocamento. Haaks apela a mais apoio financeiro dos políticos para garantir segurança e mobilidade adequadas a longo prazo.

A situação é semelhante em todos os transportes públicos. Como mostra um estudo da ADAC, a escassez de pessoal e outros factores externos também levam a problemas noutras cidades. Em Colónia, por exemplo, um em cada seis comboios S-Bahn foi cancelado e cerca de metade dos comboios atrasou pelo menos três minutos. Estes números alarmantes deixam claro que a mobilidade não se trata apenas de pontualidade, mas também da satisfação global dos passageiros. A KVB enfrenta, portanto, o desafio de abordar este descontentamento entre a população e, ao mesmo tempo, melhorar o desempenho operacional. ADAC incentiva os operadores a considerarem limites mais baixos de pontualidade e a incluírem interrupções nas suas estatísticas.

Em conclusão, importa referir que a KVB enfrenta um enorme esforço para elevar os seus serviços ao nível desejado. O feedback dos passageiros e os números constantes do relatório de qualidade são uma indicação clara de que são necessários mais dinheiro, pessoal e apoio político para garantir um serviço de transporte fiável e seguro em Colónia. Utilidades municipais de Colônia mantém em mente o mandato do serviço público e aborda continuamente esses desafios.