Colônia sob pressão: 20.000 evacuados devido ao desarmamento da bomba!
Em Riehl, Colônia, 20 mil pessoas tiveram que ser evacuadas em 4 de junho para desarmar as bombas da Segunda Guerra Mundial.

Colônia sob pressão: 20.000 evacuados devido ao desarmamento da bomba!
Medidas abrangentes de evacuação ocorrerão em Colônia na quarta-feira, 4 de junho, que afetarão cerca de 20.000 pessoas. A razão para isto é a descoberta de três bombas da Segunda Guerra Mundial durante os trabalhos de construção de um gasoduto de aquecimento urbano no distrito de Riehl. A desactivação destas bombas descobertas na segunda-feira não afecta apenas as famílias, mas também numerosos equipamentos públicos e as infra-estruturas de transporte. De acordo com informações do nw.de, a população de Colônia deve estar preparada para restrições e fechamentos completos.
As relíquias bombásticas da Segunda Guerra Mundial incluem duas bombas americanas de 20 libras e uma bomba de 10 libras. Estes estão equipados com detonadores de impacto para aumentar o perigo. Historicamente, Colônia foi particularmente atingida por bombardeios e, já em 1942, a cidade sofreu o primeiro “ataque de mil bombardeiros” da Força Aérea Real Britânica. O eco desta época ainda ressoa hoje e pode ser visto nas atuais medidas de segurança.
Extensão da evacuação
A evacuação cobrirá uma extensa área. As instalações afetadas incluem, entre outras:
- Museum Ludwig
- Wallraf-Richartz-Museum
- Fernsehsender RTL, der seine Live-Sendungen nach Berlin verlagert
- 58 Hotels und Beherbergungsbetriebe
- Der Kölner Zoo, der für die Dauer der Evakuierung schließen muss
- Der Musical Dome und die Philharmonie
- Neun Schulen und viele Kitas
- Das Kölner Rathaus und dessen Ableger auf der Deutzer Seite
- Drei Brücken über den Rhein, darunter die Hohenzollernbrücke
- Ein Krankenhaus sowie zwei Pflege- und Altenheime, die gezielt Evakuierungen für die Bewohner planen
Restrições e preparativos de trânsito
A cidade de Colônia já publicou informações sobre os esperados fechamentos e cancelamentos nos transportes públicos locais. O primeiro toque do sino começará às 8h de quarta-feira e serão montados bloqueios nas estradas. As estações ferroviárias, o transporte marítimo e, em alguns casos, o tráfego aéreo estão temporariamente suspensos. Muitos funcionários, incluindo os da RTL Deutschland, têm de desocupar os seus escritórios e, sempre que possível, trabalhar a partir do escritório móvel. Isto poderá tornar-se um sério desafio para os hotéis e restaurantes afetados.
No que diz respeito aos lares de idosos e lares de idosos afectados, cerca de 600 residentes com graves necessidades de cuidados deverão ser transferidos para hospitais, enquanto outros 300 deverão ser alojados em salas de exposições preparadas. O maior centro para idosos e deficientes da cidade é diretamente afetado – uma situação que exige muita sensibilidade.
Os preparativos estão a todo vapor e a administração municipal está fazendo o possível para tornar as informações o mais transparentes possível para todos os afetados. Definitivamente não há masmorra do tempo aqui, porque a segurança é a principal prioridade. Resta esperar que durante os próximos dias o desarmamento das bombas corra bem e que todos os envolvidos estejam suficientemente informados.
Para mais informações, os interessados podem ler os relatórios do nw.de, WDR ou Espelho consultar.