A florista Elisabeth Brandl se despede após 38 anos em Niehl

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Após 38 anos, Elisabeth Brandl despede-se da venda de flores nos mercados semanais de Colônia-Nippes.

Elisabeth Brandl verabschiedet sich nach 38 Jahren vom Blumenverkauf auf den Wochenmärkten in Köln-Nippes.
Após 38 anos, Elisabeth Brandl despede-se da venda de flores nos mercados semanais de Colônia-Nippes.

A florista Elisabeth Brandl se despede após 38 anos em Niehl

Após 38 anos de trabalho incansável nos mercados semanais de Colônia, Elisabeth Brandl está se aposentando. Ela viveu suas últimas horas na colorida banca do mercado semanal de Ação de Graças em Niehl, seguidas por um final emocionante em Longerich. “Sempre gostei do contato com as pessoas”, diz a balconista treinada, relembrando sua época de venda de flores, que começou por conselho do filho. Ainda hoje ela depende de flores regionais e naturais porque ela mesma sofre de alergias e só quer o melhor para seus clientes, relata. Análise.

Elisabeth não atuava regularmente apenas no Niehler Markt, mas também na Sudermanplatz, em Agnesveedel e às segundas-feiras em Nippes. Seus colegas se despedem com um sorriso. “Se você ficar entediado, pode trabalhar conosco”, disse brincando uma de suas companheiras de mercado. Mas Elisabeth quer seriamente deixar para trás o trabalho fisicamente exigente e regenerar-se na reforma. Férias em família em Bad Ischl, na Áustria, estão planejadas para recarregar as baterias.

Os desafios na venda de flores

Durante sua longa carreira nos mercados, Brandl também viveu em primeira mão os desafios de vender flores. Os jovens talentos para esta indústria continuam a ser um problema, uma vez que o trabalho é muitas vezes considerado difícil. Um sucessor para ela será procurado no Niehler Markt em breve, mas não há muita esperança para isso. Seu fornecedor mais distante estava em Mönchengladbach e lhes forneceu rosas magníficas.

Os mercados semanais são surpreendentemente variados em termos de frequência. Os finais de semana em especial atraem muita gente. Esta é uma oportunidade interessante para comprar produtos regionais, muitas vezes mais frescos e mais diretos do que nos supermercados. Ao fazer compras nos mercados, você não só fortalece a economia local, mas também preserva as paisagens culturais rurais, como enfatiza o centro de aconselhamento ao consumidor da Saxônia em seu artigo sobre comida regional.

Perspectivas e mudanças futuras

Elisabeth Brandl já está liquidando seu armazém desde junho, e seu antigo trailer de vendas será em breve convertido em uma barraca de café móvel - uma lufada de ar fresco para a antiga barraca de flores. A questão do que acontecerá com as bancas de flores no futuro também permanece nos mercados. A concorrência está a tornar-se mais acirrada, sobretudo devido às ofertas online e às grandes cadeias de retalho. Mas a fidelidade dos clientes aos produtos regionais é forte e os mercados semanais, em particular, continuam a gozar de grande popularidade.

Os clientes, em particular, apreciam o esforço e a dedicação envolvidos em uma barraca de flores. O contato e a conversa direta são partes indispensáveis ​​do dia de mercado que raramente são encontradas em um supermercado. Este continua a ser um dos grandes pontos fortes dos fornecedores locais, e é exactamente aqui que a geração futura terá de ter uma boa mão se quiser seguir os passos de Elisabeth Brandl.