Alarme em Colônia: Descoberto mosquito tigre asiático – aja agora!
O mosquito tigre asiático foi detectado em Colônia-Nippes. A Secretaria de Saúde alerta e pede ações para combater os criadouros.

Alarme em Colônia: Descoberto mosquito tigre asiático – aja agora!
Há motivos para sermos cautelosos em Colónia: o mosquito tigre asiático foi detectado pela primeira vez nos distritos de Nippes e Rodenkirchen. Este pequeno mosquito com padrão preto e branco, do tamanho de uma moeda de dez centavos, é particularmente ativo durante o dia e tem fome de sangue. O t-online.de relata que pode ser considerado um potencial portador de vários vírus, como Dengue, Zika e Chikungunya. De acordo com o Instituto Robert Koch (RKI), atualmente não há risco agudo para a saúde, uma vez que não houve transmissão destas doenças por mosquitos tigres na Alemanha.
Os mosquitos depositam seus ovos em pequenas poças de água entre abril e outubro. Isso inclui pires para vasos de flores, regadores ou barris de chuva. Pneus velhos ao ar livre também proporcionam um excelente local de nidificação. Uma característica especial desta espécie de mosquito é que seus ovos podem sobreviver à seca e às geadas até dez graus negativos, o que torna possível passar o inverno em Colônia.
O que fazer com a praga do mosquito?
O departamento de saúde da cidade pede aos moradores de Colônia que eliminem possíveis criadouros. Recomenda-se que os recipientes de água sejam esvaziados semanalmente e enxaguados abundantemente com água quente. Fechar barris de chuva e limpar calhas são outras medidas importantes. Os recipientes não utilizados devem ser descartados para evitar a criação de criadouros. A limpeza semanal dos banhos dos animais e pássaros também não deve ser negligenciada. Qualquer pessoa que tenha retenção inevitável de água pode usar comprimidos de Bti, que matam larvas de mosquitos, mas são inofensivos para pessoas e animais.
Um ponto muito importante: se alguém encontrar mosquitos suspeitos, deve reportar ao “Mückenatlas” o mais rápido possível ou enviar uma foto para tigremuecke@stadt-koeln.de. Juntos, a população de Colônia pode garantir que a propagação do mosquito tigre seja interrompida.
Os perigos do mosquito tigre
Quão perigosas são as picadas de mosquito tigre asiático? Somente as fêmeas dos mosquitos picam para obter uma proteína especial para a postura dos ovos. Ao morderem, injetam um anticoagulante, que causa vermelhidão, inchaço e coceira nos humanos. No entanto, não há como detectar imediatamente se tal mordida transmitiu vírus perigosos. Os sintomas de doenças infecciosas muitas vezes só aparecem mais tarde. Curiosamente, todos os casos na Alemanha até agora remontam a viagens ao estrangeiro, como aponta quarks.de. Como resultado, doenças infecciosas como dengue ou febre chikungunya podem ser graves.
Para os habitantes de Colónia, isto significa que também devem estar atentos às suas próprias picadas de mosquitos. Você deve consultar um médico especialmente se sentir febre ou dor nas articulações após uma picada, pois isso pode indicar uma doença tropical. Os grupos de risco potencial são principalmente pessoas que passam muito tempo ao ar livre - sejam jardineiros ou atletas que costumam passar algum tempo nos populares lagos para banho.
O mosquito tigre tem origem no Sudeste Asiático e tem se espalhado no sul e centro da Europa há vários anos. adac.de também confirma que agora é nativo da Alemanha. Baden-Württemberg é particularmente afectada, mas populações estabelecidas já foram estabelecidas noutros estados federais.
Segundo especialistas, o risco de contrair uma doença tropical na Alemanha é baixo para a maioria das pessoas, mas são possíveis surtos de pequeno a médio porte, especialmente em regiões onde o mosquito tigre já se estabeleceu. Portanto, é ainda mais importante permanecer vigilante e agir de acordo com as recomendações adequadas para a proteção contra mosquitos.