Festival Impulse 2025: Um intercâmbio cultural entre Oriente e Ocidente!
O Impulse Festival 2025 acontecerá de 18 de junho a 6 de julho em Mülheim, Colônia e Düsseldorf. Descubra produções teatrais inovadoras e questões sociais!

Festival Impulse 2025: Um intercâmbio cultural entre Oriente e Ocidente!
Um evento muito especial está chegando! De 18 de junho a 6 de julho de 2025, o Festival Impulse, um dos mais importantes festivais da cena teatral independente dos países de língua alemã, acontecerá nas cidades de Mülheim an der Ruhr, Colônia e Düsseldorf. O NRW KULTURsekretariat está por trás deste festival há mais de 30 anos, e a nova edição do festival está sendo dirigida artisticamente por Franziska Werner.
No geral, o cenário artístico pode esperar um programa redesenhado que consiste em mostras de produções selecionadas por um júri semanalmente em cada uma das três cidades e com o tema principal “Pós-Oeste”. Esta área programática promove o intercâmbio entre a Alemanha Oriental e Ocidental e oferece aos artistas a oportunidade de contar as suas diferentes perspectivas e histórias.
Destaques do programa e tópicos sociais
A diversidade das peças expostas impressiona: cerca de 500 produções da Alemanha, Áustria e Suíça foram visualizadas para selecionar as melhores histórias para o festival. Os artistas abordam questões sociais urgentes, muitas vezes ligadas a experiências pessoais. O núcleo do trabalho vai desde as reflexões de Hendrik Quast sobre o seu transplante capilar até Simone Dede Ayivi e a sua equipa, que examinam as causas da habitação precária.
As viagens culinárias de descoberta que Jaha Koo integra na sua performance e constroem uma ponte entre a Coreia do Sul e a Europa são particularmente emocionantes. O trabalho de Claire Cunningham aborda temas como o luto e a beleza, enquanto Joana Tischkau e Rabih Mroué iniciam debates atuais com as suas visões críticas sobre as narrativas da pátria e a liberdade de expressão.
O impulso encontra… e muito mais
Uma terceira área programática “Impulso encontra…” incluirá workshops, formatos discursivos e festas e convida todos os participantes à troca de ideias. Desde um trabalho em VR que abre mundos digitais até um documentário sobre traumas de guerra do Studio Urbanistan - a variedade de conteúdos mostra a importância da arte como meio de comunicação em nosso tempo.
Os eventos em Düsseldorf acontecem na FFT e no Reinraum. Um destaque do festival é a grande final, que será celebrada de 3 a 6 de julho. A festa de encerramento acontecerá no reinraum no dia 5 de julho a partir das 22h30. e promete ser uma verdadeira celebração de encontros e trocas criativas.
Quem tiver interesse pode saber como funciona o festival no site FFT Dusseldorf leia onde também são observadas as informações sobre proteção de dados. Além da variedade de programas, há também o cuidado de respeitar a privacidade dos usuários e de oferecer um site funcional.
Esteja lá e experimente como o Festival Impulse combina os insights e desafios do nosso tempo com teatro, arte e formatos interativos!