Bomba da Segunda Guerra Mundial em Colônia: clínica universitária evacuada – pacientes em perigo!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em 18 de julho de 2025, uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em Lindenthal e desativada com sucesso, e mais de dois terços dos pacientes foram evacuados.

Am 18.07.2025 wurde eine Weltkriegsbombe in Lindenthal gefunden und erfolgreich entschärft, mehr als zwei Drittel der Patienten evakuiert.
Em 18 de julho de 2025, uma bomba da Segunda Guerra Mundial foi encontrada em Lindenthal e desativada com sucesso, e mais de dois terços dos pacientes foram evacuados.

Bomba da Segunda Guerra Mundial em Colônia: clínica universitária evacuada – pacientes em perigo!

Em Colónia, houve recentemente muito entusiasmo em torno da questão da segurança no hospital universitário. Em 14 de julho de 2025, durante obras de construção, foi descoberta uma bomba de quinhentos pesos da Segunda Guerra Mundial, que estava a apenas 30 centímetros abaixo da superfície da terra. Isto levou a extensas medidas de evacuação que foram organizadas em estreita coordenação entre a cidade de Colónia, a clínica universitária e o serviço de eliminação de material bélico explosivo (KBD). Em 17 de julho de 2025, às 14h55, a bomba foi finalmente desativada com sucesso, eliminando um grande risco. WDR relata que a desativação por Markus Schmitz e Martin Bartels do KBD ocorreu às 15h.

Devido a estes incidentes, o Hospital Universitário de Colónia foi forçado a evacuar as suas unidades de cuidados intensivos em poucos dias. Dois terços dos pacientes tiveram alta, enquanto os pacientes de terapia intensiva foram transferidos dentro do prédio. Os tratamentos ambulatoriais tiveram que ser totalmente cancelados naquele dia. O Dr. Felix Kolibay, chefe da equipa de crise, expressou preocupação com a potencial escassez de abastecimento causada por estas medidas de emergência. Os residentes que foram temporariamente recolhidos em ambulâncias foram particularmente afetados, incluindo Elisabeth Röhm, que tem dificuldades de locomoção.

Desativação suave e operação normal após a evacuação

Na tarde de 17 de julho de 2025, o KBD já havia iniciado o desarmamento, momento em que a área de evacuação da clínica universitária foi fechada. Às 14h48, a cidade de Colônia informou que a bomba havia sido desativada sem maiores complicações. As operações normais no Hospital Universitário de Colônia foram retomadas no mesmo dia, por volta das 16h22. depois que os pacientes foram transferidos de volta. Descobriu-se que as medidas pré-planejadas e a reação rápida de todos os envolvidos levaram a um processo tranquilo. A clínica universitária agradeceu expressamente aos serviços de urgência do KBD, ao gabinete de ordem pública e aos bombeiros profissionais, bem como aos pacientes e familiares pela compreensão e paciência durante esta fase crítica.

A situação muitas vezes chega ao auge rapidamente quando se trata de segurança. Mas, neste caso, os responsáveis ​​demonstraram uma boa gestão de crises. A coordenação entre a clínica universitária e as autoridades trabalhou para que os pacientes afectados fossem informados em tempo útil e as evacuações pudessem ser efectuadas sem problemas. O prefeito da cidade de Colônia elogiou ainda o tratamento rápido e profissional do problema e sublinhou a importância de tais medidas para a segurança da população Hospital Universitário de Colônia.

Em última análise, este incidente mostra mais uma vez a importância da boa comunicação e das reações rápidas em caso de crise. O Hospital Universitário de Colônia dominou bem a situação e agora está voltando ao funcionamento normal. Outro exemplo de que mesmo em circunstâncias preocupantes, a segurança do paciente está em primeiro lugar e os desafios podem ser superados através da união de forças. Permaneçamos curiosos para ver como o hospital universitário continua a responder a tais incidentes e que lições se retiram desta situação.

Para mais informações e atualizações atuais, recomendamos dar uma olhada no boletim de notícias da clínica universitária História e ética do Hospital Universitário de Colônia.