Colônia perde três estrelas Michelin: O choque para a gastronomia!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Colônia perderá três estrelas Michelin em 2025 e agora dividirá o primeiro lugar na Renânia do Norte-Vestfália com Düsseldorf. Decepções e premiações pendentes caracterizam o cenário gastronômico.

Köln verliert 2025 drei Michelin-Sterne und teilt sich nun mit Düsseldorf den Spitzenplatz in NRW. Enttäuschungen und ausstehende Auszeichnungen prägen die Gastronomieszene.
Colônia perderá três estrelas Michelin em 2025 e agora dividirá o primeiro lugar na Renânia do Norte-Vestfália com Düsseldorf. Decepções e premiações pendentes caracterizam o cenário gastronômico.

Colônia perde três estrelas Michelin: O choque para a gastronomia!

O cenário gastronômico de Colônia sofreu um forte revés. A cidade sofreu uma perda de três estrelas na premiação de estrelas Michelin deste ano na noite de terça-feira, reduzindo o total para nove. Isto significa que Colónia partilha agora o primeiro lugar na Renânia do Norte-Vestefália com Düsseldorf, que também tem restaurantes nove estrelas. Uma amarga perda para a culinária renana!

A perda da estrela foi particularmente dolorosa para o restaurante “Maibeck”, que ficou sem tal prémio após 14 anos. Os chefes Jan C. Maier e Tobias Becker ficaram desapontados e não conseguiram compreender a decisão, pois sempre entregaram qualidade consistentemente alta. A equipa sentiu-se particularmente afetada porque tinha investido fortemente no seu restaurante.

Neobiota e sua mudança

Destino semelhante aconteceu com o restaurante “Neobiota”, que também perdeu a estrela Michelin após se mudar para um novo local. Erik Scheffler expressou descontentamento com os testadores Michelin que listaram o seu restaurante como fechado por mais tempo, apesar de aumentarem a capacidade para jantar de 25 para 40 convidados e para café da manhã de 28 para 100 convidados. O “Neobiota” busca oferecer aos hóspedes uma experiência descomplicada e saborosa, sem códigos de vestimenta especiais ou ofertas de brunch e aposta na gastronomia sustentável.

Embora o “Neobiota” faça parte do cenário da gastronomia casual, este ano não foi reconhecido como desejado. A imprevisibilidade do sistema Michelin leva alguns chefs ao desespero, enquanto outros, como Daniel Gottschlich de “Ox & Klee”, que novamente recebeu duas estrelas, tiveram a sorte de serem reconhecidos. Gottschlich enfatiza a importância de sua equipe forte.

O futuro culinário de Colônia

Apesar da decepção, ainda há esperança de desenvolvimentos positivos. O “Fine Food Days Cologne” expressa seu pesar pelas estrelas perdidas e espera um retorno aos sucessos anteriores. Ainda existem vários restaurantes com uma estrela em Colônia, incluindo “Le Moissonnier”, “Pottkind” e “Sahila”. A concorrência na cidade continua forte, especialmente porque o número total de estrelas Michelin na Renânia do Norte-Vestfália caiu de 52 para 46. Existem atualmente 341 estrelas em toda a Alemanha.

Essen não passa despercebido com os seus restaurantes de três estrelas, mas neste momento nenhum restaurante na Renânia do Norte-Vestefália parece conseguir chegar ao topo deste prémio. Uma olhada em Berlim mostra que o céu gourmet brilha com 22 restaurantes premiados.

Embora a atribuição das estrelas tenha um grande impacto no panorama dos restaurantes, há sempre uma incerteza prévia. Este ano, Colónia demonstrou de forma impressionante que o caminho para o Olimpo culinário continua difícil - a comida excelente por si só nem sempre parece ser suficiente para convencer os testadores.