Keupstrasse: Memorial adiado até 2026 – Reker expressa pesar
O prefeito Reker informa sobre atrasos no memorial na Keupstrasse e discute planos de renovação para Wiener Platz.

Keupstrasse: Memorial adiado até 2026 – Reker expressa pesar
Na última reunião do conselho distrital de Mülheim foi possível conhecer a prefeita Henriette Reker, que falou sobre questões que afetam o distrito. Entre outras coisas, a Wiener Platz e o memorial recentemente planejado na Keupstrasse estavam na agenda. Reker anunciou que o memorial, que homenageia as vítimas do ataque da NSU, também não poderá ser realizado em 2026. As razões para tal residem no atraso na obtenção de uma localização e nos desafios financeiros associados. A cidade não possui o imóvel, o que complica as coisas e, portanto, Reker não espera que ele seja realizado antes de 2026. O aumento dos custos de construção não facilita o projeto, pois não pode ser aprovado no orçamento da cidade. Também há incerteza sobre uma possível solução provisória para o memorial.
Durante a sua visita de aproximadamente 90 minutos a Mülheim, Reker também expressou a sua preocupação com a Wiener Platz, que é considerada um espaço de medo e precisa urgentemente de ser melhorada. Em colaboração com diversas ofertas sociais e com o aumento da remoção de grafites, serão tomadas medidas para melhorar o design do espaço e aumentar a limpeza no futuro. Também está prevista a criação de uma sala de consumo de drogas e novos elementos verdes. Edifícios antigos e novos, bem como uma nova escultura, pretendem tornar a Wiener Platz mais atraente.
Avanço no projeto do memorial
Também importante é o facto de o “grupo gentes” estar listado como o novo proprietário do imóvel na Keupstrasse/Schanzenstrasse. Já foi apresentado aqui um pedido preliminar de construção, que a cidade de Colônia classificou como elegível para aprovação. Este poderia ser o primeiro passo para uma implementação realista da comemoração das vítimas da NSU, segundo informações da cidade de Colónia.
Um conselho de administração composto pelas pessoas diretamente afetadas pelo ataque ajudará a moldar o conteúdo do memorial no futuro. Em reunião do conselho em 26 de outubro de 2023, foram discutidos quais filmes e vídeos deveriam ser exibidos. Sarah Niknamtavin disse que a NSU tinha como alvo pessoas migrantes em várias cidades alemãs. Estes acontecimentos recentes demonstram um interesse crescente em enfatizar a relevância social do memorial, ao mesmo tempo que abrem espaço para discursos críticos ao racismo.
Responsabilidade social
O envolvimento das pessoas afectadas em importantes processos de tomada de decisão foi enfatizado na reunião como uma pedra angular do projecto. Os políticos de Colónia e a sociedade urbana são chamados a enfrentar os ataques do passado e a enfrentar as mudanças estruturais. Em particular, iniciativas como “Herkesin Meydanı – Espaço para Todos” e “Keupstrasse está em todo o lado” mostram quão importante é o diálogo sobre o local de memória, que deve dar a devida atenção às vítimas. Já é tempo de a sociedade urbana de Colónia se unir para tornar possível a comemoração destes graves incidentes.
No geral, resta esperar que os próximos anos tragam finalmente os passos necessários para a realização do memorial na Keupstrasse e para a criação de um local que não só comemore o passado, mas também aborde os problemas sociais atuais.