Nova sala de drogas em Neumarkt: Colônia depende de ajuda em vez de repressão!
Drug Aid Cologne e SKM pedem mais voz nas ofertas planejadas de ajuda em Neumarkt para melhorar a situação.

Nova sala de drogas em Neumarkt: Colônia depende de ajuda em vez de repressão!
Muita coisa está acontecendo atualmente no Neumarkt em Colônia. A Drug Aid Cologne e o Serviço Social para Homens Católicos (SKM) estão empenhados em melhorar significativamente a situação em torno do cenário aberto das drogas. Como relata ksta.de, as duas organizações estão pedindo uma cooperação mais estreita com a cidade, a fim de avançar em projetos de ajuda. Sua preocupação é clara: a inclusão no planejamento é fundamental!
No final de setembro, a administração municipal apresentou um plano para uma solução provisória que preveria uma nova sala de consumo de medicamentos perto de Neumarkt até março de 2026. A localização anterior no departamento de saúde em breve será história. A longo prazo, as organizações estão a planear a construção de três centros de ajuda à toxicodependência em Colónia, que constituirão um importante ponto de contacto para as pessoas afectadas.
Apelo comum à mudança
O centro de ajuda aos medicamentos e o SKM são da opinião que ainda não foram suficientemente incluídos no planeamento. Para resolver a situação de forma eficaz, as organizações escreveram uma carta conjunta à administração municipal fazendo exigências específicas. Isto inclui a inclusão no planeamento futuro, bem como a clarificação do financiamento e ofertas de ajuda. O chamado “Modelo de Colônia” visa ajudar a aliviar a pressão nos espaços públicos e fornecer ajuda rápida às pessoas afetadas. Com 18 instalações, o Centro de Ajuda a Drogas de Colônia é um dos maiores pontos de contato para pessoas em risco de dependência na cidade catedral.
A SKM Cologne, que fornece mais de 70 instalações e serviços de apoio ambulatorial e hospitalar, enfatiza que a cooperação com fornecedores experientes é crucial para superar os desafios em Neumarkt. Isto também ficou evidente pelo aumento da criminalidade na área, conforme listado no Plano Municipal de Segurança de Makos, onde foi observado um aumento de sem-abrigo e de pessoas com doenças mentais. Os conflitos entre consumidores de drogas, residentes e empresários também estão a aumentar. Um problema que não pode ser ignorado.
Visão de um centro de socorro
Outro ponto abordado pelo centro de ajuda aos medicamentos e pelo SKM é a proposta de um centro de ajuda permanente em Neumarkt, que deverá resolver os problemas pela raiz. Baseia-se num conceito de sucesso de Viena e destina-se a proporcionar refúgio aos consumidores de drogas sem os expulsar do centro da cidade. Isso proporcionaria um ambiente seguro onde apoio e atenção médica estariam disponíveis.
O centro planejado ofereceria serviços como uso seguro de medicamentos, chuveiros, alimentação, áreas de relaxamento e horários de consultas para atendimento médico. Aconselhamento social e colocação em desintoxicação ou terapia também fariam parte do conceito. Moradores e visitantes poderiam vivenciar uma melhor convivência no centro da cidade, o que seria benéfico para todos os envolvidos.
O tempo é curto e as expectativas são altas. O centro de ajuda aos toxicodependentes e o SKM pensaram bem no seu caso e estão a oferecer apoio à cidade de Colónia. Estamos entusiasmados em ver como os planos se desenvolvem e se o compromisso das organizações dará frutos, porque uma coisa é clara: são necessárias soluções que não apenas realoquem pessoas, mas que ofereçam ajuda real.
Para saber mais sobre ofertas de ajuda para pessoas que sofrem de dependência, visite o site do Escritório Central Alemão para Questões de Dependência, que lista uma variedade de associações de autoajuda que oferecem apoio.