Colônia: Demonstração de proteção climática pede o fim de novas perfurações de gás!
Os movimentos de proteção climática farão uma manifestação contra os gases fósseis no centro de Colônia em 12 de julho de 2025 e exigirão mais proteção térmica.

Colônia: Demonstração de proteção climática pede o fim de novas perfurações de gás!
Membros dos movimentos de proteção climática Fridays for Future e Students for Future realizaram hoje uma animada manifestação no centro da cidade de Colônia. Com cerca de 150 participantes na Rudolfplatz, eles exigiram uma reformulação do governo federal, que recentemente decidiu confiar mais no gás fóssil e perfurar gás em Borkum. Esta medida está directamente ligada à crescente ameaça de fenómenos meteorológicos extremos, frequentemente citados como resultado da queima de combustíveis fósseis. O aumento das ondas de calor e outras condições meteorológicas extremas também é discutido no relatório DWD sobre eventos climáticos extremos.
O protesto foi apoiado não só pelos dois principais movimentos, mas também por grupos como “Grannies4Future” e “Health4Future”. Os manifestantes criticaram o rumo da coligação governamental composta pela União e pelo SPD e apelaram à cessação imediata de novas perfurações de gás, bem como ao aumento das medidas de proteção térmica para grupos particularmente vulneráveis, como os idosos, os doentes ou os sem-abrigo. A responsabilidade de se posicionarem claramente antes das eleições locais de Setembro cabe agora também aos partidos de Colónia.
Um verão aquecido e um apelo urgente
A escolha recaiu no dia 12 de julho, o dia mais quente do ano, quando ficou particularmente claro o quanto o calor afeta o ambiente de vida das pessoas. A decisão tomada pelo gabinete em Berlim, em 2 de julho, permite novas perfurações de gás no Mar do Norte e está a causar grande preocupação entre os ativistas climáticos. A Ministra Federal da Economia, Katherina Reiche (CDU), questionou recentemente as metas climáticas existentes e a transição energética, o que está a alimentar ainda mais o descontentamento dos manifestantes.
A participação ativa na manifestação ocorreu sob um quadro especial: ao mesmo tempo, a convite da cidade de Colônia, ocorreu um festival de proteção climática de vários dias, que desde 7 de julho ofereceu inúmeros eventos em torno do tema “futuro amigo do clima”. Este festival termina no dia 13 de julho e tem como objetivo sensibilizar para a crise climática e incentivar a discussão. Os manifestantes também exigiram que a cidade de Colônia implementasse planos de proteção térmica e avançasse projetos para desobstruir e tornar áreas públicas verdes.
Mudanças climáticas e seus efeitos
As ligações entre os combustíveis fósseis e condições meteorológicas extremas tornaram-se cada vez mais claras nos últimos anos. O DWD informa que o aumento das ondas de calor na Alemanha está a progredir mais rapidamente. Os estudos científicos mostram que a probabilidade de novos registos de temperatura está a aumentar e que fenómenos meteorológicos extremos ocorrem cada vez mais em novas áreas. Isto não diz apenas respeito às alterações climáticas, mas também à necessidade de repensar a nossa resposta às mesmas e de aumentar os esforços de protecção climática.Mais informações podem ser encontradas aqui.