Colônia em estado de emergência: grande evacuação devido à descoberta de uma bomba!
Em Colônia, será necessária uma evacuação em grande escala do centro da cidade em 4 de junho de 2025 devido ao desarmamento da bomba.

Colônia em estado de emergência: grande evacuação devido à descoberta de uma bomba!
Está actualmente a ser feito um enorme esforço de segurança em Colónia, porque três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas durante trabalhos de construção no distrito de Deutz. Hoje, 4 de junho de 2025, começa a maior operação de evacuação da cidade desde a Segunda Guerra Mundial. Cerca de 20 mil pessoas têm de abandonar as suas casas enquanto o serviço de eliminação de munições explosivas do governo distrital de Düsseldorf desarma as bombas. As bombas encontradas foram duas bombas americanas de 20 quintais e uma bomba americana de 10 quintais, todas equipadas com detonadores de impacto, que exigiam desativação imediata, pois poderiam detonar se sacudidas.
A evacuação começará às 8h e incluirá todas as instalações num raio de um quilômetro do local. Os afetados incluem grandes partes do centro histórico de Colônia, a principal estação ferroviária e vários hotéis, como o Maritim em Heumarkt e o Hyatt nas margens do Reno em Deutz. Muitos restaurantes, cervejarias e lojas na área de evacuação também deverão permanecer fechados. Está também a ser dada especial atenção ao Hospital Eduardus e a dois lares de idosos e idosos, onde também estão a entrar em vigor extensas medidas de evacuação.
Impacto no tráfego
As ligações de transporte estão gravemente afetadas. A estação ferroviária de Deutz estará fechada para todos os trens locais e de longa distância a partir das 8h, mas os trens podem passar pela Ponte Hohenzollern. As linhas 1, 3, 4, 7, 9, 14 e 17 do metro ligeiro também não poderão atravessar a zona encerrada. Devido às medidas de segurança, os passageiros devem esperar possíveis desvios e cancelamentos parciais dos serviços ferroviários. Esta situação também tem impacto na navegação no Reno, com um troço do Reno encerrado durante o desarmamento.
A Companhia de Transporte de Colônia (KVB) considera a situação tão grave que pede aos cidadãos que evitem o centro da cidade durante este período. Eventos populares na Philharmonie e na Lanxess Arena também tiveram que ser remarcados ou cancelados devido às circunstâncias. A apresentação da Orquestra Sinfônica do WDR e um evento com o comediante Tedros “Teddy” Teclebrhan tiveram que ser adiados.
Relatórios e pontos de contato
A reportagem sobre esta situação extraordinária é acompanhada, entre outras coisas, por edições especiais da televisão WDR, enquanto a RTL Deutschland transferiu as suas transmissões ao vivo para Berlim. Para quem procura mais informações, existem vários pontos de contato, incluindo o Exhibition Hall 10.1 e o Humboldtstrasse Vocational College. No entanto, deve-se notar que não são permitidos animais de estimação.
A cidade criou uma linha direta ao cidadão onde podem ser obtidas informações sobre a situação. O número é 0221/221-0 ou 115. Não só o serviço de eliminação de munições explosivas é responsável pela desativação, mas também vários departamentos da administração municipal, polícia e bombeiros devem trabalhar em estreita colaboração para garantir um processo tranquilo. Os cidadãos são chamados a seguir as instruções da polícia para permitir uma evacuação rápida e segura.
Esta acção mostra mais uma vez quão importante é a segurança dos cidadãos e quão rapidamente a situação numa grande cidade pode mudar. Mantenha-se informado e siga as instruções atuais das autoridades competentes.
Além de informações detalhadas sobre evacuação e desarmamento, você pode visitar os sites de WZ, notícias diárias e Duisburgo informar melhor.