Sonho ou realidade? Explore o fascinante mistério da noite!
Descubra o fascinante mundo dos sonhos: que significado eles têm para nós? Insights e teorias científicas.

Sonho ou realidade? Explore o fascinante mistério da noite!
O que acontece em nossas cabeças à noite? Esta questão diz respeito não apenas à ciência, mas também às pessoas em Colónia, como mostra um vídeo recentemente publicado no Instagram, que põe em jogo a ideia de que poderíamos levar uma segunda vida num sonho. Se este é um pensamento superficial ou uma filosofia profunda é discutível. O fato é que muitas pessoas relatam experiências de sonhos intensos que parecem tão reais que, quando acordam, às vezes até sentem como se tivessem perdido uma parte da vida. Pelo menos é o que é relatado Gutefrage.net.
Nos sonhos, os limites da nossa realidade são removidos. Quer se trate de locais recorrentes ou de “famílias de sonho”, muitos sonham com identidades alternativas. O que é chocante é a ideia de que algumas pessoas “vivenciam” vários anos num único sonho – incluindo relacionamentos e rotinas diárias. Mas o que resta quando acordamos? Acima de tudo, muitas pessoas se lembram da sensação como se o processo de despertar fosse uma “morte” no mundo dos sonhos.
Os segredos dos sonhos
Mas o que são realmente os sonhos? Martin Dresler, um importante pesquisador do sono, explica que as pessoas provavelmente sonham durante a noite. As experiências de sonho mais intensas e emocionais ocorrem principalmente durante a fase REM. Estas fases são particularmente interessantes porque as experiências destes sonhos são muitas vezes mais claras e memoráveis. Mas por que sonhamos continua sendo uma questão profunda. Segundo Dresler, isso pode ser devido à mistura de diferentes teorias – desde o armazenamento de experiências vividas até a “Teoria da Simulação de Ameaças” de Antti Revonsuo, que afirma que os sonhos nos ajudam a lidar com situações perigosas e a experimentar comportamentos úteis. Esta teoria sugere que, de uma perspectiva evolutiva, os sonhos podem proporcionar uma vantagem na preparação para os perigos do mundo real.
Então, os sonhos são simplesmente um processamento de acontecimentos cotidianos ou um reflexo mais profundo dos nossos medos mais íntimos? A psicóloga Brigitte Holzinger acredita que os sonhos são uma janela para dentro de nós mesmos, na qual podemos reconhecer nossos sentimentos em imagens em movimento. Acima de tudo, os padrões recorrentes fornecem informações sobre o que realmente nos move.
A neurociência do sono
Nas últimas décadas, a neurociência fez avanços significativos na compreensão do sono e dos sonhos. Pesquisadores como Allan Hobson e Robert McCarley descobriram que as fases REM são reguladas por uma interação complexa de substâncias mensageiras. Estes controlam se sonhamos ou não. Curiosamente, o cérebro pode criar mundos de sonho mesmo sem o sono REM, o que Mark Solms deixou claro no seu trabalho com pacientes. Isso significa que as questões que cercam os sonhos e suas causas são ainda mais numerosas do que pensávamos.
Em suma, o mistério dos sonhos continua a ser um campo fascinante que preocupa tanto os cientistas como o público em geral. Os sonhos podem revelar muito sobre o nosso subconsciente, nossos medos e esperanças. E enquanto esperamos em Colónia pelo próximo sonho, poderíamos perguntar-nos: estaremos talvez a viver uma segunda vida, justamente quando fechamos os olhos?
Para mais informações sobre os segredos mais profundos dos sonhos e seus significados, dê uma olhada nas explicações detalhadas nos artigos de Conhecimento do planeta e dasbrain.info.