Eleições municipais de Colônia 2025: Quem será o sucessor de Reker? Todas as informações!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Eleições locais de Colônia de 2025: 13 candidatos lutam pelo cargo de prefeito. Vote até às 18h! Informações sobre a eleição e resultados.

Kölns Kommunalwahl 2025: 13 Kandidaten kämpfen um das Oberbürgermeisteramt. Wählen Sie bis 18 Uhr! Infos zur Wahl und Ergebnissen.
Eleições locais de Colônia de 2025: 13 candidatos lutam pelo cargo de prefeito. Vote até às 18h! Informações sobre a eleição e resultados.

Eleições municipais de Colônia 2025: Quem será o sucessor de Reker? Todas as informações!

Hoje, 14 de setembro de 2025, é o grande dia das eleições para os cidadãos de Colônia. Mais de 800.000 eleitores elegíveis na metrópole do Reno tiveram a oportunidade de votar desde as 8h. para que todos tenham a oportunidade de participar activamente nas eleições locais. Cerca de 14 milhões de eleitores elegíveis na Renânia do Norte-Vestfália (NRW) são chamados a votar hoje. Esta é a última grande eleição de 2023 na Alemanha, e cerca de 20.000 mandatos serão atribuídos em 396 cidades e municípios, 31 distritos e no Parlamento do Ruhr. Os eleitos incluem presidentes de câmara, presidentes de câmara, administradores distritais, bem como conselhos municipais e de integração e representantes distritais.

Em jogo em Colônia está o sucessor de Henriette Reker, a prefeita em exercício, que não concorrerá novamente. Um total de 13 candidatos estão se candidatando ao prestigiado cargo. Os favoritos incluem Markus Greitemann (CDU), Berivan Aymaz (Alliance 90/The Greens) e Torsten Burmester (SPD). ZDF relata que a eleição na Renânia do Norte-Vestfália é uma mistura de eleição direta e representação proporcional e que eleições de segundo turno podem ser necessárias em 28 de setembro se nenhum candidato receber os 50% exigidos dos votos.

A seleção de candidatos de Colônia

Quem exatamente quer ir à prefeitura? Confira a lista de candidatos ao cargo de prefeito:

  • Dr. Mark Oliver Benecke (Die Partei)
  • Berivan Aymaz (Bündnis 90/Die Grünen)
  • Torsten Burmester (SPD)
  • Matthias Torben Büschges (AfD)
  • Roberto Campione (KSG)
  • Inga Feuser (Gut & Klima Freunde)
  • Markus Heinrich Maria Greitemann (CDU)
  • Volker Görzel (FDP)
  • Ali Güçlü (Zoon Politikon n. Aristoteles, Einzelbewerber)
  • Heike Flora Herden (PdF)
  • Heiner Kockerbeck (Die Linke)
  • Hans Wilhelm Mörtter (Einzelbewerber)
  • Lars Daniel Wolfram (Volt)

O clima nos gabinetes eleitorais é calmo, como relata Rundschau-Online, o que indica boa organização. Atrasos ou longas filas são aparentemente uma raridade. A mais jovem trabalhadora eleitoral da cidade, Giulianna Göb, do Agnesviertel, assumiu a responsabilidade e mostra que as gerações mais jovens já estão ativamente envolvidas nos processos políticos.

Temas importantes da eleição

Habitação acessível, desenvolvimento de infra-estruturas e condições de creches e escolas estão entre as questões mais prementes que também preocupam o eleitorado em Colónia. Estas questões não escaparam à atenção dos partidos de Colónia, que apresentaram planos diferentes em conformidade. Está surgindo uma tendência clara: a insatisfação com o governo federal também influencia o comportamento eleitoral local. A pesquisa da Forsa mostra que Torsten Burmester, do SPD, está na liderança, com 15 por cento. Berivan Aymaz segue-o com 13 por cento e Markus Greitemann com 11 por cento.

Outro ponto: nestas eleições autárquicas, até os jovens de 16 e 17 anos podem votar pela primeira vez, o que traz uma lufada de ar fresco e novas perspectivas ao processo eleitoral. A mesa eleitoral contará os votos imediatamente após o encerramento dos gabinetes eleitorais, mas a contagem completa poderá demorar até segunda-feira, 15 de setembro.

Há muita coisa em jogo e o povo de Colónia é chamado a moldar ativamente o seu destino. Quer se trate de filiações partidárias ou de soluções para problemas urgentes - o dia das eleições promete ser emocionante!