O FC Colônia surpreendeu: apesar do rebaixamento, lucrou 5,4 milhões de euros!
Apesar de ter sido rebaixado para a segunda divisão, o FC Colônia apresenta saldo positivo: 5,4 milhões de euros de lucro e 150,8 milhões de euros de vendas no estádio.

O FC Colônia surpreendeu: apesar do rebaixamento, lucrou 5,4 milhões de euros!
1. O FC Köln tem todos os motivos para comemorar. Na mais recente assembleia geral no Estádio RheinEnergie, o diretor-gerente Philipp Türoff apresentou os números de negócios do último ano da segunda divisão. Apesar dos desafios desportivos que surgiram com o rebaixamento para a segunda divisão, o clube reportou um lucro de 5,4 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, quando a equipa do Colónia ainda disputou a Bundesliga e gerou um lucro de 11,8 milhões de euros, isto mostra uma queda. Mas nestas circunstâncias os números podem ser vistos como bastante positivos. Como bild.de reportado, foi alcançado um volume de negócios total de 150,8 milhões de euros, valor inferior aos 159 milhões de euros do ano anterior, mas foi estabilizado através de diversas medidas.
Türoff sublinhou que a transferência de inverno do guarda-redes Jonas Urbig para o FC Bayern Munique, que rendeu cerca de 7 milhões de euros, contribuiu significativamente para o saldo positivo. Com pagamentos adicionais de bónus, o montante poderá mesmo subir até 11 milhões de euros. Além das atividades de transferência, também houve sucessos na Copa DFB, o que aliviou os encargos financeiros do clube. A equipa chegou aos quartos-de-final e recebeu 3,14 milhões de euros. Outras contribuições positivas nas vendas vieram de números recordes em mercadorias e de extensões com patrocinadores.
Estabilidade financeira e perspectivas
Philipp Türoff enfatizou a estabilidade económica do clube e o cumprimento atempado de todas as obrigações financeiras. Outro ponto importante foi a diminuição do passivo, que passou de 37,8 milhões de euros no ano anterior para 32,2 milhões de euros. Paralelamente, os capitais próprios aumentaram de 26 milhões de euros para 29,4 milhões de euros. Estes números-chave mostram um desenvolvimento positivo que o clube gostaria de ver no futuro. Türoff disse que um “zero preto” poderia ser almejado para o próximo ano, embora estejam planejados mais investimentos no elenco para a Bundesliga em caso de possível rebaixamento.
O clube recebeu a licença para a atual temporada sem quaisquer condições, o que tranquiliza ainda mais os responsáveis. O reembolso de 14 milhões de euros de obrigações de financiamento remuneradas também está na agenda. Isso mostra que o clube conta com uma estratégia financeira responsável. Para continuar a garantir os tão exigidos treinos e operações de jogo, o clube investiu no verão 25 milhões de euros em 12 novas contratações, como Ragnar Ache e Isak Johannesson.
Membros e emoções
Havia mais de 5.000 membros presentes na reunião aguardando ansiosamente a apresentação. As palavras do presidente cessante, Werner Wolf, que entrega o clube em estado economicamente saudável, também trouxeram momentos emocionantes. Ele falou sobre os desafios e sucessos dos últimos anos e incentivou os membros a olharem para o futuro com otimismo.
No geral, o 1. FC Colónia mostra que tem uma boa mão para a estabilidade económica e as perspectivas futuras, mesmo em tempos difíceis. As transferências direcionadas e o sólido planejamento estratégico dão esperança de um retorno bem-sucedido à Bundesliga. Pelo menos no papel, o clube parece estar bem preparado.