Grande evacuação em Colônia: desarmamento de bomba afeta 20.000 pessoas!
Em 4 de junho de 2025, Colônia experimentará a maior evacuação desde 1945 devido ao desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial.

Grande evacuação em Colônia: desarmamento de bomba afeta 20.000 pessoas!
Existe estado de emergência em Colônia hoje, 4 de junho de 2025. A razão para isso é o desarmamento de três bombas da Segunda Guerra Mundial que foram descobertas durante obras no distrito de Deutz. Mais de 20 mil pessoas foram forçadas a abandonar as suas casas hoje, marcando a maior operação de evacuação na cidade desde a Segunda Guerra Mundial. As medidas de segurança são abrangentes: foi estabelecido um raio de perigo de 1.000 metros em torno do local onde as bombas foram encontradas, o que significa que grandes partes do centro da cidade estão fechadas. Entre outras coisas, importantes instituições culturais como o Museu Ludwig e o Museu Wallraf-Richartz estão na área restrita.
A medida também tem impacto no transporte local e de longa distância. As pontes Hohenzollern, Deutzer e Severins estão fechadas ao tráfego e a estação ferroviária Cologne Messe/Deutz não está mais acessível. A empresa de transportes de Colónia também alerta para as restrições nas suas rotas de metro ligeiro e autocarro e aconselha os cidadãos a evitarem o centro da cidade. A evacuação começou esta manhã com uma primeira passagem às 8h, seguida de uma segunda passagem às 13h30. Foram criados pontos de contacto para a população evacuada no salão de exposições 10.1 e na escola profissionalizante Humboldtstraße, onde também é prestado apoio psicossocial.
RTL e outros impactos na cidade
A desativação da bomba também teve impacto na programação da RTL. Como não on-line relatado, o centro de transmissão RTL não transmitirá hoje no local em Colônia, mas de Berlim. Os formatos de notícias “Ponto 6”, “Ponto 7”, “Ponto 8” e “Ponto 12” são, portanto, transmitidos a partir da capital. A RTL Deutschland transferiu os seus funcionários para o escritório móvel, o que cria inconvenientes adicionais.
As forças de segurança estão activas em toda a área de evacuação e vão de casa em casa para chegar a todas as pessoas afectadas. “Estamos tentando de tudo para concluir a medida da forma mais rápida e segura possível”, disse um porta-voz da polícia. A segurança pode durar até a noite, com o desarmamento da bomba planejado para quarta-feira. No entanto, a hora exata ainda não foi determinada. Entretanto, o tráfego do Reno será interrompido, uma vez que os navios também terão de atracar devido à medida.
Contenção pública e instalações evacuadas
Instalações como o Hospital Eduardus, dois lares de idosos e idosos, bem como nove escolas e muitos jardins de infância são particularmente afectados pela evacuação. A pressão para realizar uma evacuação em tão grande escala não pode ser subestimada, e a administração municipal e as forças de segurança estão sob alta pressão para garantir que tudo corra bem. Caso tenha alguma dúvida, as linhas diretas ao cidadão estão disponíveis através do número 0221/221-0 ou 115.
A população de Colónia é obrigada a agir com cautela e a respeitar as zonas de exclusão. “Este é um grande desafio para a cidade, mas a segurança dos cidadãos é a principal prioridade”, disse um representante da cidade. Desactivar estas bombas é um caso excepcional, uma vez que cerca de 1.500 a 2.000 bombas são encontradas na Renânia do Norte-Vestfália todos os anos - cerca de 200 delas com poder explosivo significativo. Mas tal acção representa um desafio particular no centro da cidade densamente povoado.
É agora emocionante ver se tudo corre conforme o planeado e se a desactivação pode ser concluída hoje. Entretanto, a cidade fornecerá informações contínuas sobre a evolução da medida através do seu website e das redes sociais.