Bomba encontrada em Colônia-Deutz: 20.000 pessoas tiveram que deixar suas casas!
Descoberta de bomba em Colônia-Deutz: 20.000 pessoas evacuadas, programa RTL interrompido. Detalhes de evacuação e medidas de segurança.

Bomba encontrada em Colônia-Deutz: 20.000 pessoas tiveram que deixar suas casas!
A descoberta de uma bomba em Colônia-Deutz causa preocupação e extensas medidas de evacuação. Três bombas da Segunda Guerra Mundial, incluindo duas bombas de 20 libras e uma bomba de 10 libras, foram descobertas. Estas munições americanas não detonadas, equipadas com detonadores de impacto, exigem uma autorização abrangente prevista para 4 de junho de 2025. Cerca de 20 mil pessoas têm de abandonar os seus apartamentos e casas para abrir espaço na zona de perigo designada com um raio de 1.000 metros.
A sede da RTL em Deutz é particularmente afetada. [t-online.de]. As revistas matinais “Ponto 6” e “Ponto 7” são transmitidas em directo, mas a programação prevista para o “Ponto 8” teve de ser cancelada por questões de segurança. A RTL já considerou planos de emergência: os funcionários são incentivados a trabalhar em escritórios móveis sempre que possível, enquanto programas como “Point 12” e “RTL Aktuell” têm de ser transmitidos a partir do estúdio capital em Berlim.
Evacuação no centro da cidade
A cidade de Colônia decidiu que instalações importantes e locais públicos também serão levados em consideração durante a evacuação, incluindo a Lanxess Arena, o Musical Dome e o Philharmonic Hall. A estação ferroviária Messe/Deutz e três pontes do Reno também são afetadas pelas medidas. Com este desafio operacional, será dada especial atenção às infraestruturas críticas da cidade, como o Hospital Eduardus. Precauções devem ser tomadas em tempo hábil para evitar colocar em risco a saúde do paciente.
De acordo com [rtl.de]. Os pontos centrais de contacto para as pessoas afectadas devem ser anunciados com antecedência e também durante a evacuação. Isto inclui informações sobre zonas de exclusão, encerramento de estradas e restrições ao transporte público local.
Experiências do passado
Cenário semelhante já ocorreu em abril de 2024, quando o centro de transmissão da RTL teve de ser evacuado durante uma transmissão ao vivo. Naquela época, uma bomba de quinhentos pesos foi descoberta durante obras no centro da cidade e teve que ser rapidamente desativada, o que levou várias horas. WDR relata que o corpo de bombeiros e o escritório de ordem pública tiveram que apoiar os residentes para realizar a evacuação sem problemas.
As autoridades recomendam que os residentes forneçam itens essenciais, como carteiras de identidade, medicamentos e comida para bebês, já que animais de estimação não são permitidos no centro de acolhimento. Durante a última evacuação, muitas pessoas tiveram que passar a noite em ginásios porque não encontraram outro alojamento.
A próxima evacuação e as medidas associadas destacam a necessidade de vigilância e preparação no caso de tais eventos inesperados. Os cidadãos de Colónia estão curiosos para ver como a situação irá evoluir. Fique seguro, Colônia!