Natal Branco? Essas são as chances da sua cidade em 2025!
Descubra onde e qual a probabilidade de um Natal branco na Alemanha e qual o papel que as alterações climáticas desempenham.

Natal Branco? Essas são as chances da sua cidade em 2025!
A época do Natal está chegando e, como todos os anos, muitas pessoas se perguntam se as férias serão repletas de esplendor branco. Uma olhada nas previsões meteorológicas para este período festivo mostra que as possibilidades de um manto de neve na Alemanha variam muito de região para região. Especialmente em cidades como Colónia, as perspectivas de um Natal branco são bastante reduzidas.
Em Colônia, a probabilidade de neve nas férias de Natal está entre 5 e 15 por cento, como Chiemgau24 relatou. Na maioria dos anos, o dia 24 de dezembro na cidade catedral é cinza, úmido ou ameno. A imagem torna-se ainda mais clara quando se olha para a situação noutras regiões da Alemanha. Embora cidades como Colónia tenham pouca sorte com férias cobertas de neve, a probabilidade na costa do Mar Báltico em torno de Rostock já é de cerca de 20 por cento. Nas regiões alpinas, no entanto, como no Zugspitze, é quase certo que se pode esperar uma sólida cobertura de neve.
Mudanças climáticas e seus efeitos
Uma das causas deste declínio na probabilidade de um Natal branco são as alterações climáticas. Uma análise do Serviço Meteorológico Alemão (DWD) mostra que os Natais brancos se tornaram menos comuns nas últimas décadas. Historicamente, os Natais brancos nas terras baixas eram duas vezes mais comuns nas décadas de 1960 e 1980 do que são hoje. Além do clima mais ameno na época das férias, também ocorrem episódios frequentes de degelo que provocam o derretimento da neve.
A ligação entre as alterações climáticas e o declínio da frequência do Natal branco é inegável. Um especialista em DWD explica que o ar frio do norte costuma ser seco e não traz neve, enquanto o ar ameno e úmido do oeste muitas vezes também não consegue trazer neve. Resta saber como se desenvolverá o inverno nos próximos anos, já que as previsões apontam para um aquecimento de três a quatro graus até ao final do século XXI.
Tendências e dados atuais
O último Natal branco nacional na Alemanha foi em 2010. Desde então, lugares como Colônia e Frankfurt têm sido confrontados com feriados cinzentos e chuvosos. De acordo com Tagesschau, nos últimos anos aconteceu que mesmo as cadeias montanhosas mais altas e baixas só tiveram neve ocasional e, por exemplo, não tiveram um Natal branco em 2022. A situação não é diferente nos estados federais do leste: não houve neve em muitas regiões na manhã de dezembro. 24.
Apesar das perspectivas sombrias para o próximo Natal, isso não significa que nunca mais poderá nevar nestes dias. Nas altitudes mais elevadas das cadeias montanhosas baixas e nos Alpes, as chances ainda existem, mesmo que estejam literalmente na neve nas regiões mais baixas, como Colônia.
Em suma, resta saber se a magia do Natal deste ano pode usar um vestido branco como a neve ou se teremos que nos habituar novamente ao típico clima ameno. A esperança de férias com neve permanece, mesmo que a probabilidade esteja diminuindo cada vez mais.