Vandalismo em Colônia: Dezenas de danos em pontos de ônibus e carros!
Numerosos casos de vandalismo foram relatados em Rodenkirchen na noite de 5 de outubro de 2025, incluindo pontos de ônibus e veículos danificados. A polícia de Colônia procura testemunhas.

Vandalismo em Colônia: Dezenas de danos em pontos de ônibus e carros!
Na noite de domingo, 5 de outubro de 2025, perpetradores desconhecidos devastaram vários bairros de Colónia, especialmente Rodenkirchen e Godorf. O vandalismo ocorrido no ambiente tranquilo das ruas de Colónia resultou em danos significativos em inúmeras instalações públicas e privadas. Alto Notícias Erftkreis Pelo menos seis pontos de ônibus foram danificados e mais de 20 veículos foram gravemente afetados.
Os perpetradores agiram com brutal arbitrariedade: socaram e chutaram os vidros dos abrigos de ônibus, bem como os vidros traseiros e os espelhos retrovisores dos carros. O arrombamento de um carro, onde fones de ouvido foram roubados do porta-malas depois que o vidro traseiro foi quebrado, atraiu atenção especial. O pedaço de pedra alegadamente utilizado foi recuperado no local do crime, mas ainda não está claro se um ou mais autores são responsáveis pelos crimes. O Departamento de Investigação Criminal 52 do Departamento de Polícia de Colônia iniciou a investigação e apela à ajuda do público: as testemunhas são solicitadas a denunciar à polícia se avistarem pessoas ou veículos suspeitos na noite em questão.
Ataques ao pessoal da KVB
Os incidentes dos últimos dias lançaram uma sombra sobre a vontade de usar a violência em espaços públicos, um tema que não é novo. Não é um caso isolado de funcionários da KVB vítimas de ataques. Como Diário da Cidade de Colônia Alegadamente, os motoristas de autocarros foram repetidamente alvo de ataques violentos no passado. Já ocorreram dois ataques físicos a motoristas de KVB em janeiro de 2023, enquanto um total de 16 ataques ocorreram em 2022. Estes ataques contribuem para uma preocupação crescente e sentimentos de insegurança entre passageiros e funcionários.
Um incidente particularmente dramático ocorreu em 12 de janeiro, quando um motorista de ônibus ficou ferido no rosto na parada de Merheim. Thomas Annas, ex-motorista de ônibus, relembra um ataque chocante em que foi atacado com um martelo de emergência por um viciado em drogas. Tais incidentes mostram uma tendência preocupante para a brutalização, que o porta-voz da KVB, Stephan Anemüller, já identificou. Em resposta ao aumento da violência, a KVB introduziu medidas para apoiar os seus funcionários, incluindo câmaras corporais e formação de desescalada.
Violência em espaços públicos
A percepção geral da violência em espaços públicos é muitas vezes moldada por medos e experiências pessoais. Uma análise atual mostra que mais de dois terços dos mais de 210.000 casos de lesões corporais graves e perigosas na Alemanha ocorrem em espaços públicos. Estas ocorrem em diversas formas, desde argumentos verbais até ataques físicos, muitas vezes desencadeados por comportamento impulsivo ou pela influência do álcool, como sai-fon.com representa.
As razões desta violência são diversas e muitas vezes imprevisíveis. O risco de explosões agressivas aumenta significativamente, especialmente nos fins de semana ou em multidões. A sociedade deve responder a esta situação, a fim de garantir a proteção dos cidadãos e do pessoal dos transportes públicos. O que continua a ser curioso é que, apesar dos actos motorizados de violência, uma grande proporção dos ataques ocorre entre pessoas desconhecidas – um desafio complexo para a cidade e para a polícia.
Os incidentes de vandalismo e violência em espaços públicos em Colónia são mais do que apenas números estatísticos. São um alerta para todos de que devemos trabalhar juntos para criar um ambiente seguro para todos. Cada dica pode ajudar a tomar medidas adequadas e fortalecer a sensação de segurança entre os cidadãos de Colónia.
Entre em contato com a polícia de Colônia para obter informações sobre testemunhas: Telefone 0221 229-0, Email: poststelle.koeln@polizei.nrw.de.