A loucura do aluguel de Colônia: Stefan teme por seu amado apartamento!
Stefan relata seu desafio de lidar com o aumento dos preços dos aluguéis em Bayenthal e compartilha sua situação de vida pessoal.

A loucura do aluguel de Colônia: Stefan teme por seu amado apartamento!
Os preços dos aluguéis em Colônia aumentaram acentuadamente nos últimos anos e muitos inquilinos como Stefan, de Marienburg, estão sentindo os efeitos em primeira mão. Ele morou por mais de 13 anos em um sótão de 56 metros quadrados, que certa vez pagou por 980 marcos alemães. Em 2010 mudou-se para Bayenthal com a então namorada, onde viveu durante 15 anos num apartamento de 96 metros quadrados totalmente remodelado, com três quartos, duas casas de banho e uma loggia. Mas agora ele está preocupado porque não conseguirá mais ficar com este apartamento.
Stefan, que se separou da esposa há dois anos por motivos de saúde, sente-se sob muita pressão. Com um rendimento mensal de pouco menos de 2.400 euros e uma renda atualmente de 1.400 euros, acolheu um colega de quarto que utiliza um quarto de hóspedes e uma segunda casa de banho para cobrir as despesas. “Os preços simplesmente subiram muito aqui em Colónia”, explica ele e queixa-se dos elevados custos de construção e da ganância dos investidores pelo lucro como as principais razões para os aumentos imparáveis das rendas.
Índice de aluguel e evolução do mercado
A situação do mercado imobiliário de Colônia também se reflete no atual índice de aluguéis, que é elaborado a cada dois anos pela Bolsa Imobiliária da Renânia em colaboração com várias organizações. De acordo com os números mais recentes, o mercado em Colónia está dinâmico, com um crescimento populacional contínuo que poderá levar a cidade a mais de 1,2 milhões de habitantes até 2040. Este desenvolvimento leva a uma elevada taxa de novos alugueres e faz com que os aluguéis continuem a disparar.
Os preços são particularmente elevados nos centros das cidades e nas áreas urbanas populares na margem esquerda do Reno. Em contrapartida, as localizações médias e mais baratas na área urbana tornaram-se cada vez mais raras, com excepção do centro e do sul ocidental. Uma análise dos detalhes do índice de rendas de Colónia mostra claramente que os preços de compra de apartamentos e casas estão a aumentar ainda mais rapidamente do que as rendas, o que coloca desafios adicionais aos futuros inquilinos.
Stefan sabe de tudo isso muito bem. “Sinto-me sortudo por ter este apartamento”, diz ele, e espera mantê-lo. As preocupações e necessidades de inquilinos como ele não são casos isolados. Para muitos, alugar em Colônia parece uma caminhada na corda bamba, já que a demanda continua a empurrar os preços para novos patamares. Para mais informações sobre os preços atuais de aluguel em Colônia, vale a pena dar uma olhada em Immobilienscout24 ou koeln.de.
A liberdade de design e a sensação de segurança dos inquilinos em Colónia estão em jogo. A cidade deve encontrar formas de contrariar esta tendência. Porque as preocupações de inquilinos como Stefan são reais e exigem soluções que tornem a construção e a vida na cidade catedral mais acessíveis novamente.