Erftstadt no caos das inundações: trabalho de limpeza e ajuda no local
Trabalhos de limpeza em Erftstadt após inundações em 31 de maio de 2025; ajuda local e medidas políticas para melhorar a protecção contra inundações.

Erftstadt no caos das inundações: trabalho de limpeza e ajuda no local
Em Erftstadt, os trabalhos finais de limpeza em Herrig, após as inundações devastadoras do fim de semana passado, que assolaram a Renânia do Norte-Vestfália em 31 de maio, mostraram agora os seus primeiros progressos. De acordo com Kölner Stadt-Anzeiger, os porões dos residentes afetados já foram esvaziados e os secadores de construção do Arbeiter-Samariter-Bund (ASB) estão em usar. O prefeito local, Michael Vieth, anunciou que o pior trabalho de limpeza foi concluído no domingo, 1º de junho. Para devolver um pouco de normalidade às áreas afetadas, a coleta de lixo pela empresa Remondis está prevista para terça-feira, 3 de junho.
As fortes tempestades não atingiram apenas Herrig, mas também os distritos vizinhos de Lechenich e Liblar. Algumas ruas ficaram intransitáveis e numerosos porões transbordaram. A prefeita Carolin Weitzel e o prefeito local Vieth apoiaram ativamente os moradores nesta difícil situação. “Estamos a experienciar uma forte coesão na comunidade da aldeia aqui, especialmente através dos agricultores que ofereceram a sua ajuda”, diz Vieth. Apesar dos danos, também houve notícias positivas, pois apenas dois ou três edifícios foram tão afetados que os moradores tiveram de pensar em mudar-se.
Precaução para futuros eventos de inundação
Tendo em conta estas cheias, os políticos locais iniciaram estatutos de trabalho. A CDU apela a um pacote abrangente de medidas para prevenir chuvas fortes, que deverá incluir a melhoria das infra-estruturas de esgotos e a criação de áreas de retenção de chuva. “Temos que cumprir a nossa responsabilidade e apoiar os cidadãos na implementação de medidas de proteção contra inundações”, explica um porta-voz da CDU. As medidas para evitar chuvas fortes poderão, em alguns casos, ser financiadas até 80 por cento, o que certamente facilitará a vida de muitos cidadãos.
A cidade de Erftstadt começou a trabalhar num conceito municipal de proteção contra inundações em 2023. Este será executado por um período planejado de três anos e inclui o envolvimento do público. O objetivo é garantir uma melhoria sustentável na proteção técnica contra inundações na bacia hidrográfica do Erft e nos seus afluentes. Ao desenvolver o conceito, é dada grande importância à consideração das condições locais e das experiências adquiridas em cheias passadas.
Mudanças climáticas e suas consequências
As inundações em Erftstadt são outro exemplo de como a crise climática aumentou a probabilidade de tais eventos climáticos extremos. De acordo com o Ministério Federal do Meio Ambiente, Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU), extremos climáticos, como chuvas fortes e inundações, são cada vez mais visíveis na Alemanha. Uma nova lei de adaptação climática, que entrará em vigor em 1 de julho de 2024, obriga os estados a desenvolver conceitos abrangentes de adaptação climática nos municípios. Espera-se que isto também ajude Erftstadt a estar melhor preparada para tais eventos naturais a longo prazo.
“Temos o dever de agir tanto pelos nossos cidadãos como pelo ambiente”, sublinha um porta-voz da BMU. Conceitos inovadores como a ideia da ‘cidade esponja’, onde a água é armazenada em áreas não impermeáveis mesmo durante períodos de seca, estão a tornar-se cada vez mais importantes. Tais medidas podem reduzir o risco de inundações.
Os residentes de Erftstadt são desafiados, mas a comunidade está pronta para enfrentar os desafios. Com empenho e uma maior consciência dos perigos futuros das alterações climáticas, uma mudança positiva pode ser alcançada.