Wildcat retorna triunfante à mina a céu aberto de Hambach!
Em 3 de junho de 2025, um gato selvagem europeu foi avistado na mina a céu aberto de Hambach, perto de Elsdorf, que é considerada um sucesso para a conservação da natureza.

Wildcat retorna triunfante à mina a céu aberto de Hambach!
Há notícias da região de Hambach: um gato selvagem foi avistado perto da mina a céu aberto! O grupo local NABU de Kerpen confirmou a presença do tímido animal numa área controlada nos limites da mina a céu aberto ao sul de Elsdorf. O gato selvagem foi gravado por uma câmera de vida selvagem no ano passado e agora há novos indícios de sua presença. A NABU montou iscas e coletou amostras de cabelo que foram claramente identificadas em testes de laboratório como pertencentes a um gato selvagem europeu. A NABU descreve isto como um grande sucesso no seu trabalho de conservação da natureza, o que ilustra a importância de preservar e promover tais habitats. A associação de conservação da natureza também apela à intensificação do recultivo em torno da mina a céu aberto de Hambach, a fim de criar espaços de retiro adicionais, pois sabemos o que está a acontecer quando se trata de preservar espécies ameaçadas. Rádio Erft relatórios sobre a evolução positiva.
Mas isso não é tudo! O gato selvagem também descobriu o Sophienhöhe como um novo habitat. Aqui, biólogos da RWE, apoiados pela Dra. Christine Thiel-Bender, especialista em gatos selvagens da NRW, confirmaram a presença dos tímidos animais. Vestígios de pele foram coletados usando armadilhas atrativas e analisados geneticamente. Avistamentos e fotos comprovam que espécies ameaçadas de extinção se instalaram nesta área florestal. Gregor Eßer, do Centro de Pesquisa em Recultivo, descreve Sophienhöhe como um habitat ideal que oferece mais de 16 quilômetros quadrados de áreas florestais sem carros e habitantes florestais ricos em espécies. Além de procurarem alimento para ratos e insetos, os gatos selvagens também encontram abrigo ali através da instalação de madeira morta por pessoas dedicadas. RWE salienta que este é um sucesso da sua estratégia de biodiversidade e que os esforços dos conservacionistas devem ser apreciados.
Rede de habitat para gatos selvagens
O gato selvagem também beneficia de importantes medidas de conectividade do habitat, como o local wildkatze-bw.de explicou. Descreve como os biótopos de trufas e as estruturas de sebes densas não só fornecem cobertura para gatos selvagens em tempos de vegetação pobre, mas também criam habitats para muitas outras espécies. Ao melhorar as bordas da floresta e plantar plantas nativas, um grande número de animais recebe um lugar para se refugiar. Tais medidas estão diretamente ligadas ao sucesso dos projetos de recultivo na região.
Os avistamentos e as notícias positivas sobre o gato selvagem dão a todos os envolvidos motivos para estarem felizes. Mostram que um compromisso partilhado com a conservação da natureza tem impacto e que vale a pena investir no futuro da fauna local. Que o gato selvagem continue a entrar na nossa região e garanta de forma sustentável o seu papel no ecossistema!