Elsdorf planeja proibir a venda de gás hilariante: proteja os jovens de drogas perigosas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Em Elsdorf, está a ser estudada a proibição da venda de gás hilariante a menores, a fim de minimizar os riscos para a saúde.

In Elsdorf wird ein Verbot für den Verkauf von Lachgas an Minderjährige geprüft, um gesundheitliche Risiken zu minimieren.
Em Elsdorf, está a ser estudada a proibição da venda de gás hilariante a menores, a fim de minimizar os riscos para a saúde.

Elsdorf planeja proibir a venda de gás hilariante: proteja os jovens de drogas perigosas!

A proibição da venda de gás hilariante a menores está na ordem do dia em Elsdorf. A administração está actualmente a analisar esta medida, a fim de contrariar os problemas crescentes causados ​​pela droga partidária. O pedido partiu do grupo parlamentar da CDU e, se a proibição for implementada, Elsdorf seguiria outras cidades como Bergheim e Kerpen, que já tomam medidas contra a venda de óxido nitroso. Estas cidades implementaram proibições claras para prevenir o consumo entre os jovens. É cada vez mais observado que garrafas e balões vazios de óxido nitroso estão sendo descartados de maneira descuidada em parques e campos, o que está se tornando um verdadeiro incômodo, como relata a Radio Erft.

O problema do gás hilariante afecta principalmente os jovens, que muitas vezes subestimam os riscos para a saúde. Os médicos alertam para as graves consequências, que podem incluir desmaios, danos nos nervos e problemas psicológicos. Mesmo que a euforia causada pelo gás hilariante seja de curta duração, as consequências são potencialmente graves. Na Baixa Saxónia, por exemplo, já está a ser discutida a proibição da venda a menores, apoiada pelo Ministro da Saúde, Andreas Philippi. A proibição da venda de gás hilariante poderá em breve tornar-se realidade, como se pode verificar num relatório do Tagesschau.

Perigos para a saúde

O óxido nitroso, também conhecido como óxido nitroso, não é usado apenas em odontologia para realizar anestesia, mas também é popular como medicamento para festas. O gás é inalado através de balões, o que pode levar a uma breve intoxicação. Mas os perigos não devem ser subestimados. Se usado de forma inadequada, pode até levar a graves consequências para a saúde, incluindo danos neurológicos. Isto é confirmado por NDR, que aponta que o gás hilariante pode, em certas circunstâncias, causar danos cerebrais, paralisia ou mesmo deficiência de oxigênio. O uso prolongado pode inativar a vitamina B12, causando sérios danos neurológicos.

Já existem regulamentações rígidas em relação ao gás hilariante em outros países. Na Grã-Bretanha, nos Países Baixos e na Dinamarca a sua utilização como droga está regulamentada, enquanto na Alemanha o gás hilariante ainda está actualmente disponível para venda gratuitamente. Os empresários na Alemanha que fornecem óxido nitroso a menores já têm de se preparar para multas que podem ir até 1.000 euros. Em Pulheim, uma cidade próxima, também há discussão sobre a introdução de uma proibição, que o comitê de bem-estar da juventude gostaria de discutir em julho. Parece que a tendência é que cada vez mais cidades tomem medidas para proteger os jovens dos riscos desta droga festiva.

A cidade de Elsdorf e outros municípios esperam uma regulamentação nacional. O grupo parlamentar da União no Bundestag também se pronunciou a favor de uma proibição de vendas, que visa proteger os jovens. Assim, só podemos esperar que sejam tomadas medidas rapidamente para controlar os problemas que rodeiam o óxido nitroso e para proteger a saúde dos jovens.