Deutz AG: Estratégia de sucesso apesar dos desafios no mercado de motores!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A Deutz AG de Colônia publica números positivos de negócios, planeja reduções de custos e investe em tecnologias de acionamento alternativas.

Deutz AG aus Köln veröffentlicht positive Geschäftszahlen, plant Kostensenkungen und investiert in alternative Antriebstechnologien.
A Deutz AG de Colônia publica números positivos de negócios, planeja reduções de custos e investe em tecnologias de acionamento alternativas.

Deutz AG: Estratégia de sucesso apesar dos desafios no mercado de motores!

Nas últimas semanas, a Deutz AG de Colónia apresentou os seus números empresariais com declarações consistentemente positivas, que foram bem recebidas no mercado de ações. O CEO Sebastian C. Schulte mostrou-se entusiasmado com o desenvolvimento e falou de um “resultado claramente positivo”. As taxas de crescimento na entrada de encomendas e nas vendas foram definitivamente positivas, embora o negócio de motores tradicionais apresente fragilidades neste aspecto. 35.517 motores foram vendidos no segundo trimestre, número semelhante ao mesmo trimestre do ano passado. No primeiro semestre, as vendas totalizaram 66.147 motores, dez por cento abaixo do valor do ano anterior.

No entanto, registou-se um aumento nas vendas no segmento de motores, principalmente através da venda de motores maiores e mais caros. O negócio de serviços também está florescendo e apresentando forte crescimento. No geral, as vendas totais da Deutz aumentaram 15%, para cerca de mil milhões de euros, no primeiro semestre do ano. No entanto, o resultado operacional (EBIT) caiu para 18,3 milhões de euros face aos 39,2 milhões de euros do ano anterior, enquanto o resultado consolidado caiu mesmo para 7,8 milhões de euros (ano anterior: 25,6 milhões de euros) - um abrandamento que pode ser atribuído, em particular, a um programa de poupança.

Realinhamento estratégico

Para enfrentar os desafios, a Deutz lançou a estratégia “Dual+”, que inclui um extenso programa de redução de custos para amortecer o declínio da procura. Os aspectos centrais desta estratégia são a diversificação do portfólio de produtos e a adaptação à crescente procura na área das tecnologias de propulsão alternativas. Isto inclui um realinhamento para ofertas de produtos sustentáveis, o estabelecimento de um novo segmento de “Soluções” para acionamentos alternativos e um foco em acionamentos elétricos e motores a hidrogénio. A área “Novas Tecnologias” deverá crescer para mais de 300 milhões de euros e visa reforçar a gestão empresarial no sector das soluções energéticas sustentáveis.

Graças às aquisições da Blue Star Power Systems e da HJS Emission Technology, a Deutz está bem posicionada para se beneficiar dos acionamentos elétricos a bateria no setor fora de estrada. A empresa tem como meta um volume de vendas superior a 500 milhões de euros no segmento “Energia” até 2030 e pretende aumentar as vendas totais para cerca de 4,0 mil milhões de euros até 2030. A área de serviços representará uma quota significativa de cerca de 25 por cento das vendas.

Cortes de pessoal e economias

As poupanças serão possíveis através da redução de postos de trabalho na investigação e desenvolvimento, bem como na administração, de 300 funcionários, principalmente em Colónia. Este ano já foram alcançadas poupanças superiores a 25 milhões de euros, mais cinco milhões do que o inicialmente previsto. Além disso, o programa de redução de custos inclui medidas de curto prazo que deverão resultar numa poupança de 10 a 15 milhões de euros no quarto trimestre.

Apesar de tudo isso, as previsões para a empresa parecem otimistas. Deutz espera que os negócios se recuperem novamente no segundo semestre do ano. A integração dos motores de caminhões Daimler, bem como as aquisições já iniciadas, fortalecem ainda mais a empresa.

A Deutz emprega agora 3.528 pessoas na Alemanha (ano anterior: 3.310), incluindo 2.642 em Colônia. O número de funcionários a tempo inteiro em todo o mundo aumentou para 5.571 (ano anterior: 5.043), o que mostra que a empresa também está a desenvolver-se bem em todos os departamentos e locais. Resta saber como as medidas e estratégias afetarão o quadro geral da Deutz AG nos próximos anos. A consolidação do mercado na área dos motores de combustão clássicos está em pleno andamento e a flexibilização da produção através de parceiros de outsourcing, como o Grupo TAFE, também terá um papel importante.

Em conclusão, pode dizer-se que a Deutz AG, segundo Revisão on-line, está determinada a sair mais forte da fase atual e a dominar tanto os desafios da indústria como as crescentes exigências em termos de tecnologias sustentáveis. Investidores nacionais e internacionais estão ansiosos pelos desenvolvimentos da empresa.