Heiner Kockerbeck: É assim que ele defende a justiça social em Colônia!
Heiner Kockerbeck, candidato a prefeito pela esquerda, fala sobre justiça social em 25 de agosto de 2025 na Wilhelmplatz em Nippes.

Heiner Kockerbeck: É assim que ele defende a justiça social em Colônia!
Heiner Kockerbeck, o candidato de 61 anos a prefeito da Esquerda de Colônia, está intensamente comprometido com os interesses da cidade. Como professor de uma escola abrangente e membro do conselho municipal de Colônia há onze anos, ele traz não só conhecimento de política educacional, mas também muita experiência em construção urbana. Nascido e criado em Bergisch Gladbach, Kockerbeck mora em Colônia desde 1985, onde mora no distrito de Deutz desde 2002 com sua esposa e dois gatos. No seu papel de co-líder da facção Die Linke no conselho municipal, ele luta pela justiça social na cidade.
“Há algo acontecendo”, diz Kockerbeck enquanto o Partido da Esquerda faz um discurso na Wilhelmplatz em Nippes no domingo, em meio a uma atmosfera alegre do Veedelsfest. O partido também está a planear uma série de “Festivais Vermelhos” em vários distritos como Ehrenfeld, Kalk e Mülheim para divulgar os seus temas de campanha. O evento final das eleições locais de 14 de setembro acontecerá no dia 5 de setembro na Wiener Platz e será apoiado por Heidi Reichinnek.
Gols importantes para Colônia
Nos últimos meses, Kockerbeck abordou a “profunda insatisfação” dos residentes de Colônia. Suas convocações são voltadas à infraestrutura social da cidade e ao aumento do quadro de funcionários da secretaria de habitação para combater a usura do aluguel. Na sua política visionária para os sem-abrigo, ele propõe um modelo “Housing First” baseado no modelo finlandês. Para financiar as suas ambiciosas melhorias sociais, Kockerbeck apela a um aumento do imposto comercial, à eliminação do subfinanciamento dos municípios e a impostos mais elevados para os milionários de rendimento em Colónia.
- Insgesamt sieben Schwerpunkte in Kockerbecks Programmatik:
- Bekämpfung der Wohnungskrise und Gründung eines kommunalen Wohnungsunternehmens
- Verkehrswende mit Ausbau von Bus- und Bahnangeboten sowie 100 km Schienen und 20 km Radwegen
- Bildungswende zur Schaffung von 7.000 U3-Kitaplätzen und Ausbaus der Gesamtschulen
- Sozial-gerechte Wärmewende und Klimagerechtigkeit in benachteiligten Vierteln
- Obdachlosigkeit bis 2030 abschaffen und Umsetzung des Kölner Konzepts zur Bekämpfung von Wohnungslosigkeit
- Bündnis für Bildung, Soziales und Kultur zur dauerhaften Förderung von Vereinen
- Verbesserung der kommunalen Haushaltslage durch steuerliche Maßnahmen
Kockerbeck critica a gestão orçamentária negligente da cidade e considera inadequado o apoio dos governos federal e estadual. Ele pretende formar uma coligação vermelho-vermelho-verde na próxima aliança municipal e apela a mais posições sociais dos Verdes e ao SPD para se afastar da “facção do betão e dos automóveis”. As preocupações de Kockerbeck sobre a política do SPD são particularmente evidentes no que diz respeito ao controverso projecto do túnel no eixo Leste-Oeste.
Nas últimas eleições federais, a esquerda recebeu 14,9 por cento dos votos em Colónia e tornou-se mesmo a força mais forte em Höhenberg, Humboldt-Gremberg, Kalk e Mülheim. Kockerbeck está empenhado em ganhar mandatos diretos nas eleições locais nos distritos de Chorweiler, Kalk e Mülheim e considera necessário “definir tópicos e influenciar a direção”.
Os eleitores podem estar curiosos para ver como as ideias de Kockerbeck se desenvolverão na campanha eleitoral. Talvez seja altura de os cidadãos de Colónia trazerem uma lufada de ar fresco à política.
Você pode descobrir mais sobre as propostas de Kockerbeck e a campanha eleitoral da esquerda em ksta.de e koelner-stadtteilliebe.de.