Aeroporto de Colônia/Bonn: Caos na segunda-feira – greves causam cancelamento de voos!
Em 16 de junho de 2025, haverá cancelamentos e atrasos de voos no Aeroporto de Colônia/Bonn devido a uma greve de advertência. Descubra antes de chegar.

Aeroporto de Colônia/Bonn: Caos na segunda-feira – greves causam cancelamento de voos!
O Aeroporto de Colônia/Bonn está mais uma vez testando a paciência dos viajantes hoje. Em 16 de junho de 2025, os passageiros deverão esperar cancelamentos e atrasos de voos, alguns dos quais serão significativos. O pano de fundo é o enorme impacto de uma greve de alerta de um dia de duração convocada pelo sindicato Verdi. Além de Colônia/Bona, os aeroportos afetados incluem Düsseldorf, Dortmund e grandes aeroportos em outros estados federais. O Aeroporto de Colônia/Bonn espera significativamente menos de 81 decolagens e 79 aterrissagens naquele dia, o que pode atrapalhar os planos de viagem de muitos passageiros. [Tonight] informa que já houve falta de pessoal no aeroporto, o que, aliado à greve, está a originar as dificuldades actuais.
O que é particularmente irritante para os viajantes é o facto de o aeroporto ter sido confrontado com frequentes greves de alerta nos últimos meses. Assim, em 14 de março de 2024, todos os voos programados foram cancelados ou desviados, e apenas alguns voos conseguiram decolar normalmente. Uma disputa tarifária está sendo travada aqui nas costas dos passageiros, e a situação não parece ter realmente melhorado desde então. O aeroporto também espera que os voos sejam gravemente afetados pela greve de alerta de segunda-feira, 16 de junho de 2025. Em geral, os passageiros devem informar-se definitivamente sobre o seu voo antes da chegada, para evitar surpresas desagradáveis.
O motivo da greve
A greve de advertência é resultado de uma disputa de negociação coletiva que vem fervendo há muito tempo. Verdi pede um aumento tarifário de 8%, mas pelo menos 350 euros a mais por mês, bem como sobretaxas mais elevadas para horas de trabalho estressantes. A exigência de três dias adicionais de folga para os funcionários também está por trás deste conflito. Os empregadores, por outro lado, rejeitaram estas exigências como não financiáveis, o que tornou as negociações nos meses seguintes consideravelmente mais difíceis. Segundo [Kölner Stadt-Anzeiger], as próximas negociações estão previstas para meados de março de 2025.
Uma proporção maior do pessoal dos operadores aeroportuários municipais trabalha ao abrigo das regras de negociação colectiva do serviço público, o que agrava o conflito. Na semana anterior à greve de alerta desta semana, os aeroportos da Renânia do Norte-Vestfália já estavam em greve, o que levou a um caos massivo. Em Düsseldorf, mais de metade dos voos planeados foram cancelados e 106 voos tiveram de ser cancelados no Aeroporto de Colónia/Bona. Isto é um verdadeiro caos para os viajantes, que muitas vezes só têm de fazer grandes esforços para implementar os seus planos de viagem.
As consequências para os viajantes
Os passageiros na Renânia do Norte-Vestfália enfrentam um grande ponto de interrogação na segunda-feira. Muitos precisam estar preparados para o cancelamento de seus voos. Até o Aeroporto Berlin Brandenburg cancelou todos os voos de segunda-feira, o que é um aviso claro para os viajantes de toda a região. Especialmente no Aeroporto de Colônia/Bonn, é aconselhável acompanhar de perto as informações atuais sobre os voos. [Tagesschau] destaca que as perspetivas de operações de voo silenciosas no verão aumentaram nas últimas semanas, o que dá alguma esperança, mas falta o ritmo de aumento nos aeroportos esta segunda-feira.
Os passageiros são, portanto, incentivados a verificar com sua companhia aérea ou operador turístico antes de viajar para se manterem atualizados. A situação actual mostra de forma impressionante a sensibilidade que as operações aeroportuárias reagem aos conflitos tarifários e o quanto os desafios da indústria da aviação podem afectar os viajantes.