Ehrenfeld e Nippes: A renomeação histórica das ruas é iminente!
Em Nippes, Gustav-Nachtigal-Straße está prestes a ser renomeada. O novo nome, Manga Bell Street, homenageia a resistência anticolonial.

Ehrenfeld e Nippes: A renomeação histórica das ruas é iminente!
Em Colônia, estão prestes a ser renomeadas três ruas que anteriormente receberam nomes de figuras históricas cujas ações estão fortemente ligadas aos crimes do Nacional-Socialismo e da era colonial alemã. A decisão final sobre os novos nomes será tomada nos conselhos distritais nos dias 8 e 9 de Setembro, pelo que agora é altura de integrar cerimoniosamente os novos nomes na paisagem urbana. Então relatado Diário da Cidade de Colônia, que as ruas serão renomeadas como Ehrenfeld e Nippes, abrindo caminho para um exame mais abrangente do legado colonial da cidade.
Há uma grande excitação em Ehrenfeld. O conselho distrital tomará decisões sobre dois novos nomes de ruas no dia 8 de setembro. A renomeação foi decidida em novembro de 2023, depois que o Conselho Consultivo Histórico e a maioria dos residentes votaram a favor. As sugestões para os novos nomes foram enviadas online no portal de participação da cidade e a população teve a oportunidade de votar. Alto WDR Os nomes anteriores significavam “extensa violência colonial” e os responsáveis foram impedidos de se aprofundarem na história.
Os novos nomes em Ehrenfeld
- „Wißmannstraße“ wird zu „Fasia-Jansen-Straße“: Hermann von Wißmann war Reichskommissar in Deutsch-Ostafrika und ist für brutale Kolonialpolitik bekannt. Fasia Jansen hingegen war eine Zwangsarbeiterin, die später als Liedermacherin und Aktivistin hervortrat.
 - „Gravenreuthstraße“ wird zu „Cilly-Servé-Straße“: Der Namensgeber Karl von Gravenreuth war Kolonialpionier, der an vielen Militäraktionen beteiligt war. Cilly Servé kämpfte als Teil der Edelweißpiraten für Deserteure und Verfolgte.
 
Mas não é só isso, porque mudanças também estão chegando ao Nippes. No dia 9 de setembro, o conselho distrital decidirá sobre a renomeação de “Gustav-Nachtigal-Straße”. O antigo Comissário do Reich para a África Ocidental contribuiu significativamente para a propagação do colonialismo alemão. O novo nome “Manga Bell Street” irá homenagear os símbolos reconhecidos da resistência anticolonial nos Camarões – Emily e Rudolf Manga Bell.
Um passo na direção certa
A cidade de Colónia trabalha continuamente para aceitar o seu legado colonial. Um relatório confirmou que um total de cerca de 1.200 nomes de ruas em Colônia estão ligados a origens coloniais ou nacional-socialistas. Várias renomeações foram realizadas nos últimos anos, incluindo “Mohrenstraße”, que agora se chama “Gregorius-Maurus-Straße”. As novas decisões serão publicadas no Jornal Oficial e estarão sujeitas a um período de transição de um ano, durante o qual serão utilizadas as denominações antigas e novas.
O tema é complexo e oferece muito o que discutir. No entanto, as mudanças nas ruas de Colónia são um passo importante para ter em conta a história e impulsionar ainda mais projectos para lidar com o legado colonial. A cidade de Colônia tem uma boa mão quando se trata de lançar luz sobre o passado e, ao mesmo tempo, olhar para o futuro.