Caos de carnaval em Colônia: pequenos clubes lutam pelos melhores shows em 2027!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A data antecipada das reservas dos artistas do carnaval de 2027 traz consigo grandes desafios para os pequenos clubes de Colônia.

Der frühe Zeitpunkt der Karnevals-Künstlerbuchungen 2027 bringt für kleine Kölner Vereine große Herausforderungen mit sich.
A data antecipada das reservas dos artistas do carnaval de 2027 traz consigo grandes desafios para os pequenos clubes de Colônia.

Caos de carnaval em Colônia: pequenos clubes lutam pelos melhores shows em 2027!

Atualmente há muita empolgação na cidade catedral de Colônia com as reservas de artistas para o carnaval de 2027. O motivo do alvoroço é a decisão da mesa dos frequentadores da literatura de antecipar em dois meses a fase de reserva dos cobiçados shows ao vivo. Em vez do habitual Setembro, os inquéritos começaram agora, em Julho – e isso tem consequências fatais, sobretudo para os clubes carnavalescos mais pequenos. Uma circunstância que não foi comunicada a todos os clubes e que agora os coloca numa posição incómoda. Embora os grandes clubes carnavalescos conseguissem cuidar dos seus principais espetáculos em tempo hábil, muitas pequenas empresas familiares não tiveram acesso aos artistas mais requisitados. WDR relata que há apenas um número limitado de artistas em Colônia que podem garantir uma sala de reuniões completa - incluindo bandas populares como Bläck Fööss, Brings, Domstürmer e Kasalla.

A situação é tensa: Carl Hagemann, presidente da KG Alt-Lindenthal, diz que a sua empresa descobriu as reservas antecipadas por acaso numa noite presidencial. No ano do 60º aniversário, o KG teve que improvisar, mas não conseguiu garantir uma data adequada. O encontro de meninas acontecerá no dia 6 de janeiro de 2027, apenas três dias antes da proclamação – e em um horário que não é muito atraente. A Rádio Köln destaca que muitos dos clubes menores estão preocupados com suas reuniões porque os principais shows agora estão lotados para eles.

As preocupações dos pequenos clubes

Pequenos clubes carnavalescos na cidade catedral contam com um ou dois artistas conhecidos para encher os salões e aumentar o número de visitantes. A falta desses nomes pode significar uma redução significativa nas receitas. Jessica Witte, do KG Alt-Severin, vê a mesma coisa: ela conseguiu fazer perguntas em tempo hábil, mas está ciente da difícil situação de muitos outros clubes. O processo caótico também foi registrado no Comitê do Festival de Carnaval de Colônia, que não esteve envolvido no processo de reserva. O porta-voz Michael Kramp admite que tal abordagem não é sustentável e anuncia uma reunião de todos os envolvidos para criar processos regulamentados para a ronda de reservas de 2028.

Além disso, o fato de o carnaval 2026/27 estar em perigo devido a uma segunda-feira de rosas antecipada em 8 de fevereiro de 2027 está causando grande incerteza. Relatórios desta noite que o carnaval de rua atinge seu clímax em Colônia em 27 de fevereiro (Weiberfastnacht), com o WDR até transmitindo o início do carnaval de rua ao vivo em transmissões de TV – todos os organizadores devem ficar de olho neste fator que atrai multidões.

Resta saber se os pequenos clubes ainda encontrarão a oportunidade de abrir espaço no calendário do Carnaval de Colônia para seus encontros e algumas das apresentações mais procuradas. A experiência mostra que há algo ali, e os desfiles de carnaval pelas ruas de Colônia exigem total comprometimento dos organizadores para manter viva a dinâmica e a tradição tolas.