O mercado de escritórios de Colónia está em franca expansão: a absorção excede o ano anterior em 39%!
O mercado de escritórios de Colónia registou um aumento acentuado na ocupação de espaços no primeiro semestre de 2025. Desenvolvimentos importantes em Braunsfeld e na cidade.

O mercado de escritórios de Colónia está em franca expansão: a absorção excede o ano anterior em 39%!
No primeiro semestre de 2025, o mercado de arrendamento de escritórios de Colónia cresceu significativamente e atingiu uma absorção de 107.500 m², o que corresponde a um aumento de 39 por cento em relação ao ano anterior. Alto CONII Este é um desenvolvimento positivo, especialmente porque o primeiro trimestre contribuiu significativamente para isso com 70.000 m². Contudo, nota-se que tanto as médias de cinco como de dez anos não puderam ser totalmente alcançadas e a previsão para o ano completo ronda os 220.000 m².
Os grandes aluguéis que estão revitalizando o mercado são particularmente interessantes. O centro de emprego de Colônia está se mudando para Vitalisstraße, enquanto a empresa “Düxx” está se mudando para Siegburger Straße. O moderno “Dom Quartier” no centro da cidade também ganha pontos com uma área de locação de 4.200 m² graças a St. Oberholz, o que indica uma demanda crescente em locais centrais.
A distribuição de solicitações
Os locais mais procurados atualmente são a cidade com 31.400 m², seguida de Ehrenfeld/Braunsfeld, onde foram leiloados 29.300 m². A administração pública lidera a atividade, com um total de 32,1 mil m², principalmente devido às locações do centro de emprego. Prestadores de serviços próprios já alugam também 18,5 mil m², mostrando que há movimento também nesse setor.
Apesar desta recuperação, a procura geral permanece cautelosa. Existem desafios económicos e políticos que afectam os processos de tomada de decisão. Os utilizadores desejam muitas vezes a máxima flexibilidade, períodos de aluguer curtos e quartos modernos e sustentáveis, equipados com ar condicionado e estações de carregamento elétrico. Isto pode significar que a falta de espaço central e a baixa actividade de construção estão a causar dificuldades às empresas.
Situação do mercado e preços de aluguer
A taxa de vagas aumentou recentemente 110 pontos base e é agora de 4,6 por cento. No entanto, Colônia ainda pode ostentar uma das taxas de vacância mais baixas entre os redutos imobiliários do país. A renda máxima mantém-se constante nos 32,50 euros/m², que é também o valor mais baixo comparativamente a outras cidades, enquanto a renda máxima continua nos 35,00 euros/m².
Os números também mostram que mais de 50% da ocupação de espaço ocorre na cidade de Colônia. Weststadt tem uma boa posição, com uma quota de mercado superior a 36%, fortemente impulsionada pelos alugueres de centros de emprego. O norte de Colônia detém cerca de 8% da participação de mercado. No entanto, o actual desenvolvimento do mercado é caracterizado por uma falta estrutural de novos espaços para construção, o que está a afectar o crescimento.
Um olhar para o futuro mostra que a atividade do mercado aumentou recentemente, especialmente no segmento abaixo de 1.000 m². Uma estimativa conservadora sugere que o crescimento económico foi revisto para 1,5 por cento em 2026, o que poderá potencialmente impactar o mercado de escritórios. No entanto, os impulsos de curto prazo continuam a ser raros, uma vez que os processos de tomada de decisão muitas vezes progridem lentamente homem irritado complementado.
Globalmente, o mercado de escritórios de Colónia permanece estável, mas não espectacular. A actual situação económica, aliada à falta de novas construções, dá esperança de um equilíbrio dos mercados para que bons negócios possam continuar a ser feitos no futuro.