O mercado de escritórios de Colônia está crescendo: as vendas da área ultrapassadas 39%no ano anterior!

Kölns Büromarkt verzeichnet im ersten Halbjahr 2025 stark gestiegenen Flächenumsatz. Wichtige Entwicklungen in Braunsfeld und City.
O mercado de escritórios de Colônia registrou um aumento significativo das vendas de vendas no primeiro semestre de 2025. Desenvolvimentos importantes em Braunsfeld e City. (Symbolbild/MK)

O mercado de escritórios de Colônia está crescendo: as vendas da área ultrapassadas 39%no ano anterior!

Braunsfeld, Deutschland - No primeiro semestre de 2025, o mercado de aluguel de escritórios de Colônia aumentou vigorosamente e atingiu uma área de 107.500 m², o que corresponde a um mais de 39 % em comparação com o ano anterior. De acordo com konii Este é um desenvolvimento gratificante, especialmente desde o primeiro trimestre, com 70.000 m², tem uma parte significativa. No entanto, aponta-se que os fundos de cinco e dez anos não poderiam ser totalmente alcançados, e a previsão para o ano como um todo é de cerca de 220.000 m².

Os grandes aluguéis que animam o mercado são particularmente emocionantes. O Job Center Colônia se muda para a Vitalisstrasse, enquanto a empresa "Düxx" se estabelece na Siegburger Strasse. O moderno “Dom Quartier” no centro da cidade também pode marcar com uma área de aluguel de 4.200 m² através de St. Oberholz, o que indica uma demanda crescente em locais centrais.

A distribuição de consultas

Os locais mais procurados são a cidade com 31.400 m², seguidos por Ehrenfeld/Braunsfeld, onde 29.300 m² foram leiloados. A administração pública lidera a atividade, um total de 32.100 m², que se deve principalmente aos aluguéis do centro de emprego. Os prestadores de serviços relacionados à empresa agora também alugam 18.500 m² e, portanto, mostram que também há movimento nesse setor.

Apesar desse aumento, a demanda geral permanece cautelosa. Existem desafios econômicos e políticos que afetam os processos de tomada de decisão. Os usuários geralmente trazem o desejo de flexibilidade máxima, tempos de aluguel curtos e quartos modernos e sustentáveis, equipados com sistemas de ar condicionado e estações de carregamento eletrônico. Isso pode significar que a falta de áreas centrais e a baixa atividade de construção são difíceis para as empresas.

Situação de mercado e preços de aluguel

A taxa de vacância aumentou recentemente 110 pontos base e agora é de 4,6 %. No entanto, a Colônia pode continuar se referindo a uma das taxas de vacância mais baixas entre as fortalezas imobiliárias neste país. O aluguel principal permanece constante em 32,50 euros/m², o que também representa o menor valor em comparação com outras cidades, enquanto o aluguel máximo ainda é de 35,00 euros/m².

Os números também mostram que mais de 50 % da rotatividade da área na cidade de Colônia não é mais necessária. A cidade ocidental tem uma boa posição com uma participação de mercado de mais de 36 %, fortemente impulsionada pelo aluguel do centro de empregos. O norte de Colônia garante cerca de 8 % da participação de mercado. No entanto, o desenvolvimento atual do mercado é caracterizado por uma falta estrutural de novas áreas de construção, o que afeta o crescimento.

Uma olhada no futuro mostra que a atividade de mercado aumentou pela última vez no segmento abaixo de 1.000 m². Uma estimativa cautelosa sugere que o crescimento econômico em 2026 foi corrigido para 1,5 %, o que poderia ter um impacto no mercado de escritórios. No entanto, os impulsos de curto prazo permanecem raros, uma vez que os processos de tomada de decisão geralmente progridem lentamente, bem como

No geral, o mercado do escritório de Colônia permanece estável, mas não espetacular. A atual situação econômica, juntamente com a falta de novas medidas de construção, dá esperança para equilibrar os mercados para que os bons negócios possam ser feitos no futuro.

Details
OrtBraunsfeld, Deutschland
Quellen