Colônia perde o título: Crefelder HTC se coroa na final de hóquei!
O Rot-Weiss Cologne perdeu o título na final do DM contra o Crefeld (1:3). Apesar de um forte desempenho, o 12º título do campeonato permanece indefinido.

Colônia perde o título: Crefelder HTC se coroa na final de hóquei!
Em uma final emocionante e acelerada do Campeonato Alemão de Hóquei em Campo, o Rot-Weiss Cologne foi derrotado pelo Crefelder HTC por 1:3 em 1 de junho de 2025. Christopher Schütt, atacante nacional do Rot-Weiss Cologne, disse após o jogo que estava orgulhoso de seu time, que havia terminado apenas em quinto lugar na rodada principal. Agora o sonho do 12º título de campeonato e da qualificação para a Liga Europeia de Hóquei (EHL) acabou. Enquanto o Colônia derrotou o atual campeão Mannheimer HC em uma disputa de pênaltis estressante nas semifinais, Crefeld já teve que disputar um duelo com o Hamburg Polo Club nas semifinais e venceu por 4-2.
A final teve lugar nas instalações de hóquei Gerd-Wellen, em Krefeld, onde os anfitriões regressaram de forma dramática. Crefeld teve dificuldades para avançar no primeiro quarto, enquanto o Colônia assumiu a liderança com o gol de Florian Adrians aos 28 minutos. Mesmo assim, a reação de Krefeld não demorou a chegar: Masi Pfandt empatou com um escanteio aos 31 minutos e trouxe seu time de volta ao jogo. Seguiram-se mais dois golos de Lucas Bachmann aos 41 e 51 minutos, que selaram o destino do jogo. Apesar de várias tentativas e do aumento da pressão na fase final, o Colônia não conseguiu empatar.
Circunstâncias especiais antes da final
Houve um estranho silêncio na noite anterior à final, quando os jogadores de Crefeld foram acordados por dois alarmes de incêndio no hotel. Mas o choque não pareceu afetar seu desempenho. Apesar de um primeiro tempo forte do Rot-Weiss, em que também teve um escanteio para decidir, foi a equipe de Krefeld quem se recuperou da desvantagem e voltou a vencer o campeonato depois de 2006.
Darren Cheesman, técnico do Rot-Weiss, enfatizou a atitude positiva de seu time, mesmo que as críticas tenham sido fortes. Ele ficou desapontado por ter perdido o título, mas enfatizou: “Acreditamos em nós mesmos, apesar de todas as opiniões negativas”. Mudanças estão chegando para o Colônia, já que Thies Prinz e Elian Mazkour deixam o time sem título.
Perspectivas e desenvolvimentos no hóquei alemão
O hóquei em campo na Alemanha continua a gozar de grande popularidade e, embora seja um desporto tradicional, não parou em termos de desenvolvimento. A seleção alemã masculina de hóquei, por exemplo, está em quarto lugar no ranking internacional da FIH. Isto é notável, especialmente quando se considera que a Alemanha ganhou o ouro olímpico quatro vezes na história do hóquei. 400 voluntários estão sendo procurados para o Campeonato EuroHockey 2025 em Mönchengladbach, o que mostra o quão animado é o cenário.
O último ingresso da EHL foi garantido pelo Hamburg Polo Club, que conquistou a pole position na rodada principal e, portanto, se classificou para o torneio internacional após o campeonato. O futuro do hóquei em campo parece brilhante, mesmo que o Colônia não tenha conseguido conquistar o título desta vez. A próxima temporada traz novas oportunidades e a equipe certamente buscará aprender com esta derrota.