Colônia e Aachen triunfam no Jewrovision 2025 em Dortmund!
Jachad Köln e Kavanah Aachen vencem o Jewrovision 2025 em Dortmund com temas fortes e atuações impressionantes.

Colônia e Aachen triunfam no Jewrovision 2025 em Dortmund!
Que noite emocionante para os jovens judeus na Alemanha! A 22ª Jewrovision aconteceu em Dortmund em 8 de junho de 2025, e houve grande comemoração porque o centro juvenil Jachad Cologne e Kavanah Aachen conseguiram conquistar o primeiro lugar. Com um total de 143 pontos, deixaram a competição para trás, com JuJuBa ficando por pouco em segundo lugar com 139 pontos. JuZe Amichai, de Frankfurt, seguiu em terceiro lugar com 128 pontos. O evento, que teve como lema “Unidos de Corações”, reuniu mais de 1200 jovens que brilharam em palco com paixão e talento.
Os moderadores descreveram a noite como “mega”, e os participantes sabiam que o Jewrovision não se tratava apenas da competição, mas também de mensagens fortes como solidariedade e força. Temas como guerras, antissemitismo, exclusão e solidão foram excepcionalmente bem integrados nas apresentações.
Vencedores de prêmios e prêmios especiais
O júri, composto por membros experientes como Susan Sideropoulos e Sam Dylan, premia não apenas os melhores grupos, mas também as conquistas individuais. Por exemplo, JuZe Jachad Colônia ganhou o prêmio de melhor canto, enquanto JuZe Olam de Berlim foi premiado pela melhor performance, dança e coreografia. Os jovens de Gelsenkirchen da JuZe Chesed foram responsáveis pelo prémio de vídeo e cantaram a frase assustadora “Hora de nos levantarmos”. Sem esquecer do grupo JuZe Emet feat. AmEchad de Nuremberg foi premiado pelo melhor texto, enquanto JuZe HaLev de Stuttgart levou para casa o prêmio de melhor cenografia.
Um olhar para o futuro
O programa de apoio da Jewrovision foi igualmente impressionante. Além de várias apresentações, também ocorreu uma cerimônia memorial intitulada “Bring Them Home”. A importância da vida judaica foi enfatizada, o que Daniel Botmann e Marat Schlafstein tornaram vívido. Este último encorajou todos os presentes a terem orgulho da sua identidade. É claro que o próximo Jewrovision já está nos blocos iniciais - será realizado em Stuttgart de 14 a 17 de maio de 2026.
Mas há desenvolvimentos interessantes não apenas no mundo dos centros juvenis. Também há muita coisa acontecendo no cenário musical. A artista LINA está planejando um novo começo para 2025. Ela encerrou seu relacionamento de longo prazo e quer se concentrar no que parece certo para ela. Futuramente ela será representada pela Hansa Recordings. Ela já atingiu o topo com três álbuns entre os dez primeiros e prêmios de ouro, e seu próximo single "She Knows (Betty Draper)" é inspirado em uma figura feminina forte.
Desafios crescentes
Hoje, os jovens enfrentam uma variedade de desafios, inclusive no que diz respeito ao anti-semitismo. Especialistas como Tim Ackermann, Jakob Baier e outros estão trabalhando intensamente neste tema para sensibilizar e educar os jovens. O seu trabalho oferece informações valiosas sobre a integração da prevenção do anti-semitismo na educação.
A Jewrovision não era apenas uma competição, mas um lugar onde tópicos importantes eram discutidos e talentos eram promovidos. Vamos ficar entusiasmados para ver o que a próxima visão judaica e os próximos meses trarão.
Para obter mais informações sobre Jewrovision e LINA, você pode visitar Jüdische Allgemeine, Jewrovision e Wochenschau Visit Editora.