Colônia está se modernizando: centros ferroviários com 17 medidas para trens pontuais!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A conferência dos nós ferroviários em 30 de junho de 2025 em Colônia discutirá importantes medidas de infraestrutura para melhorar o tráfego ferroviário.

Die Bahnknoten-Konferenz am 30. Juni 2025 in Köln diskutiert wichtige Infrastrukturmaßnahmen zur Verbesserung des Zugverkehrs.
A conferência dos nós ferroviários em 30 de junho de 2025 em Colônia discutirá importantes medidas de infraestrutura para melhorar o tráfego ferroviário.

Colônia está se modernizando: centros ferroviários com 17 medidas para trens pontuais!

Colónia, um vibrante centro de transporte ferroviário na Alemanha, enfrenta um desenvolvimento estimulante. Na segunda-feira, 30 de junho de 2025, uma importante conferência sobre entroncamentos ferroviários acontecerá na cidade catedral, reunindo representantes da política, dos negócios e dos planejadores ferroviários. O intercâmbio girará em torno de projetos em andamento e planejados que servem para melhorar o fluxo de tráfego dentro e ao redor de Colônia. Alto Rádio Colônia Colônia não é apenas um entroncamento ferroviário central, mas também um dos mais movimentados de toda a Alemanha.

Quais são os principais problemas? Os atrasos causados ​​pela mistura de trens lentos e rápidos nos mesmos trilhos são um incômodo constante. Para contrariar esta situação, estão planeadas 17 medidas que estão na rede-alvo para 2040. Estes incluem, entre outras coisas, a expansão do S11 para Bergisch Gladbach, bem como novas linhas de S-Bahn em várias direções. Particularmente digno de nota é o vão ocidental entre Hansaring e Hürth, um investimento fundamental para a futura infra-estrutura de transportes da região.

Mobilidade sustentável em foco

As necessidades de mobilidade dos passageiros e viajantes na região aumentam constantemente. A expansão visa, portanto, transferir o tráfego para o transporte ferroviário, a fim de proteger o ambiente e aumentar a capacidade nas rotas principais, já muito utilizadas, entre Colónia e Dortmund. A necessidade é óbvia: desde 2014, a rota Colônia-Mülheim – Düsseldorf – Essen – Dortmund tem sido considerada sobrecarregada vá.Renânia relatado.

Um elemento importante neste processo de expansão é o Expresso Reno-Ruhr (RRX), que inclui diversas linhas para garantir melhores ligações às metrópoles da região da Renânia e do Ruhr. O RRX deverá, em última análise, oferecer um serviço de 15 minutos entre Colónia e Dortmund e garantir que sejam possíveis ligações sem transferências de quase todas as partes do país para o eixo Reno-Ruhr.

Progresso e desafios

As medidas planejadas incluem, entre outras coisas, uma expansão de quatro vias de Colônia-Mülheim para Düsseldorf-Benrath e uma expansão de seis vias de Düsseldorf-Benrath para a estação principal de Duisburg. Além disso, estão sendo realizados trabalhos nas estações e estações ferroviárias para melhorar a qualidade da estadia e instalar medidas de proteção contra ruído. A boa notícia é que a ampliação da estação ferroviária principal e da estação ferroviária Messe/Deutz pode aparentemente prosseguir sem resistências significativas, o que facilita a execução destes projetos.

Para fazer isso, a DB AG deve apresentar anualmente ao governo federal um relatório de status e desenvolvimento da infraestrutura (IZB), que documenta os serviços e investimentos não encerrados. Isso acontece como parte do contrato de serviço e financiamento. O IZB tem como objetivo criar transparência sobre o estado das ferrovias e é verificado pela Autoridade Ferroviária Federal, conforme consta no site Autoridade Ferroviária Federal é para ser lido.

A cooperação entre a associação de transporte local go.Rheinland e os conservacionistas da natureza para uma abordagem amiga da natureza, especialmente na reserva natural de Thielenbruch e na Floresta Thurn, merece particular menção. Um novo método de construção é usado aqui para minimizar os danos ambientais.

Os desenvolvimentos no entroncamento ferroviário de Colônia estão nos blocos de partida. Um potencial ponto positivo para os passageiros, os viajantes e o meio ambiente ao mesmo tempo!