Colônia em estado de emergência: Grande evacuação após descoberta de bomba!
Em 3 de junho de 2025, três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas em Colônia-Deutz, provocando a maior evacuação desde o fim da guerra.

Colônia em estado de emergência: Grande evacuação após descoberta de bomba!
Um dia emocionante, embora tenso, se avizinha para Colônia: três bombas da Segunda Guerra Mundial foram descobertas em Deutz durante as obras na segunda-feira, 2 de junho de 2025. Desativar essas relíquias perigosas exigirá a maior operação de evacuação na cidade desde o fim da guerra. Com cerca de 20 mil pessoas afetadas, a campanha, que está prevista para começar às 8h de quarta-feira, está a assumir enormes dimensões. A descoberta inclui duas bombas americanas de 20 libras e uma bomba de 10 libras, todas com detonadores de impacto. Isto é relatado por Tagesschau.
A evacuação se estenderá por um raio de 1.000 metros ao redor do estaleiro Deutzer. Não só os residentes são afetados, mas também numerosos profissionais que têm de abandonar os seus escritórios e locais de trabalho na área de perigo. Instalações como a estação ferroviária Köln Messe/Deutz, a Arena Lanxess, o Hospital Eduardus, vários lares de idosos e vários museus e instituições de ensino estarão encerradas. Será particularmente difícil para os visitantes da Feira de Colônia e do Musical Dome, que também terão que deixar a cidade temporariamente. Restrições nas linhas de metrô leve e ônibus também são esperadas na empresa de transporte público de Colônia (KVB).
Evacuação e fechamentos
Para tornar o processo de evacuação triste mas necessário, a Ponte Severins, a Ponte Hohenzollern e a Ponte Deutzer serão fechadas ao trânsito. A Deutsche Bahn também redirecionará os trens, o que causará atrasos no tráfego de longa distância. Em particular, a parada em Colônia Deutz/Tief foi cancelada. Pontos de contato estão disponíveis para todos os evacuados no salão de exposições 10.1 e na escola profissionalizante Humboldtstraße. No entanto, você não tem permissão para trazer animais de estimação - uma regra adicional incomum para muitos que não querem viver sem seus amigos de quatro patas.
O primeiro sino de evacuação tocará às 8h, seguido por extensos fechamentos de estradas. Qualquer pessoa que não chegue em segurança a tempo deve esperar ser despejada pela polícia. O momento exato em que as bombas poderão ser eliminadas e as proibições serão levantadas permanece incerto. Köln.de relata que a desativação pelo serviço de eliminação de munições explosivas do governo distrital de Düsseldorf está agendada para quarta-feira, 4 de junho de 2025.
Grande impacto na economia local
O enorme esforço necessário para desarmar as bombas chega num momento inoportuno para muitas empresas. A RTL Deutschland já decidiu transferir as transmissões ao vivo para Berlim, enquanto os funcionários têm de trabalhar no escritório móvel. A evacuação afecta também 58 hotéis e numerosos estabelecimentos de restauração, que terão de ser evacuados para dar lugar às medidas de segurança.
Qualquer pessoa afetada pode obter informações e esclarecer quais providências devem ser tomadas através da linha direta do cidadão no número 0221/221-0 ou 115. Um funcionário do WDR também anunciou que manteria a população informada sobre a evacuação e o desarmamento em andamento em diversas edições especiais de quarta-feira, o que traz responsabilidade adicional à situação.
A situação explosiva em Colónia mostra mais uma vez que a história da Segunda Guerra Mundial ainda deixa vestígios visíveis, mesmo quase 80 anos depois. A tensão é palpável, mas a prefeitura está abordando as obras com um plano claro para garantir a segurança de todos os envolvidos. Mantemos os dedos cruzados para que a evacuação corra bem e a desativação possa ser realizada sem mais incidentes. Mais atualizações sobre a situação também podem ser encontradas em Spiegel.