Segundo turno em Colônia: Aymaz e Burmester lutam pelo cargo de prefeito!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Segundo turno em Colônia em 28 de setembro de 2025 entre Berîvan Aymaz e Torsten Burmester. Vote no local ou por voto postal!

Stichwahl in Köln am 28. September 2025 zwischen Berîvan Aymaz und Torsten Burmester. Wählen Sie vor Ort oder per Briefwahl!
Segundo turno em Colônia em 28 de setembro de 2025 entre Berîvan Aymaz e Torsten Burmester. Vote no local ou por voto postal!

Segundo turno em Colônia: Aymaz e Burmester lutam pelo cargo de prefeito!

Houve grande agitação nas eleições locais de 14 de setembro de 2025 em Colônia, mas o resultado não trouxe uma decisão imediata para o gabinete do prefeito. Em vez disso, o povo de Colónia é agora chamado a ir novamente à segunda volta das eleições em 28 de Setembro. Os dois candidatos eleitos são Berîvan Aymaz, dos Verdes, e Torsten Burmester, do SPD. Aymaz saiu na frente com 28,12 por cento dos votos, seguido por Burmester com 21,33 por cento e Markus Greitemann da CDU, que recebeu 19,47 por cento. Este último já se pronunciou claramente a favor de Burmester e recomenda que os seus apoiantes também votem no SPD na segunda volta das eleições, como relata 24Rhein.

A comissão eleitoral determinará os resultados finais das eleições em 15 de setembro de 2025 às 16h. Antes do segundo turno, os moradores de Colônia inscritos no caderno eleitoral já foram informados por escrito e podem votar no local da assembleia de voto ou por correspondência. Os locais de votação estarão abertos no domingo, 28 de setembro, das 8h às 18h. Qualquer pessoa que pretenda votar por correspondência tem a opção de submeter candidaturas online ou por escrito. A votação direta pode ser feita até sexta-feira, 26 de setembro, às 15h. no distrito de sua própria cidade ou no átrio do Kalk Karrees, relata a cidade de Colônia stadt-koeln.de.

Participação eleitoral

Boas notícias: a participação eleitoral nas eleições locais foi de 57,7 por cento, o que representa um aumento em comparação com as eleições de 2020, onde apenas 51,0 por cento votaram. Mais de 800.000 eleitores elegíveis foram às urnas e decidiram não apenas sobre o futuro prefeito, mas também sobre os conselhos distritais e o conselho municipal. Apesar de uma ligeira perda de 3,5 por cento, os Verdes conseguiram um forte desempenho com 25 por cento dos votos, embora tenham sido distraídos da posição do ano passado como a força mais forte no conselho municipal, como relata o WDR.

Nas negociações pós-eleitorais houve discussões entre as partes, principalmente no que diz respeito à construção de um novo metrô e à expansão do 1. FC Köln no popular cinturão verde de Colônia. Esta será provavelmente uma questão importante na próxima segunda volta das eleições, porque os eleitores de Colónia têm ideias claras sobre a direcção em que a sua cidade deve desenvolver-se. Os preparativos para a contagem dos votos já estão a todo vapor; À tarde, cerca de 4.000 voluntários começaram a abrir e pré-separar os envelopes de votação postal nas salas de exposição.

No dia 28 de setembro saber-se-á quem consegue vencer a disputa pela prefeitura de Colônia. Até lá, a tensão permanecerá elevada e os eleitores serão chamados a votar de forma consciente.