Julgamento de Rocker em Colônia: Fuja para o exterior! Suspeito atualizado
Julgamento contra o roqueiro dos Bandidos, Hasan Y., em Colônia, cancelado; Fuga da prisão vira manchete e mandado de prisão.

Julgamento de Rocker em Colônia: Fuja para o exterior! Suspeito atualizado
O julgamento contra Hasan Y., um roqueiro de 32 anos dos Bandidos, estava programado para começar em 18 de julho de 2025 no tribunal distrital de Colônia. Mas o réu não apareceu - ele escapou da prisão de Remscheid e foi para o exterior. Como relata a [Radio Erft](https://www.radioerft.de/artikel/koeln-angeklagter-rocker-offenbar-unterge Taucht-2384306.html), Hasan Y. já havia sido condenado por cumplicidade em tentativa de homicídio e cumpria pena de quatro anos de prisão. Sua fuga da prisão aberta ocorreu em 25 de junho de 2025, as circunstâncias exatas ainda não são claras.
O caso contra ele diz respeito a uma violenta altercação ocorrida em 8 de dezembro de 2018, quando membros do Bandidos atiraram de um carro em movimento contra um VW Golf contendo um Hells Angel. Um jovem não envolvido (21) foi atingido. Hasan Y. alugou o carro e também foi acusado de lesões corporais graves quando atirou contra Hells Angels com um revólver magnum em 21 de novembro de 2018.
Fuga pela Holanda
A fuga de Hasan Y. o levou através da Holanda até a Turquia. Após a sua ausência, foi imediatamente emitido um mandado de detenção contra ele e o julgamento foi suspenso. A situação de segurança em torno de grupos de rock como os Bandidos é tensa na Alemanha, sendo a Renânia do Norte-Vestefália, em particular, considerada um reduto destes grupos. De acordo com Bild, as autoridades tiveram que ser confrontadas com atividades criminosas de gangues de roqueiros em diversas ocasiões.
Os grupos de roqueiros estão frequentemente envolvidos em confrontos violentos e há muitos relatos de tiroteios e outros atos de violência entre os diferentes clãs, como o tiroteio de Duisburg em 2022. Estes conflitos estão frequentemente relacionados com o tráfico de drogas e outros negócios ilegais. Este problema também foi levado ao conhecimento do Departamento Federal de Polícia Criminal (BKA), que identificou até 7.000 membros de grupos de roqueiros relevantes para a polícia na Alemanha. O RND relata que os Bandidos eram o maior clube de rock da Renânia do Norte-Vestfália em 2021.
Resta saber como o caso de Hasan Y. irá evoluir. O desenvolvimento do crime dos roqueiros na Alemanha está sob observação especial e as autoridades estão à procura de soluções para lidar com estes grupos e manter a segurança pública.