Greve policial: prisões em Kalk e Höhenberg!
A polícia prende dois supostos ladrões em Höhenberg; O controle de drogas leva à prisão de um homem de 33 anos em uma scooter elétrica.

Greve policial: prisões em Kalk e Höhenberg!
A equipe do ponto focal voltou a atuar em Colônia. Na quinta-feira, 17 de julho, a polícia realizou uma operação importante nos distritos de Kalk e Höhenberg. Várias pessoas apareceram na mira dos policiais. Foram capturados dois supostos ladrões que foram observados em um estacionamento na Vorsterstrasse por volta das 15h40. Os dois homens, de 41 e 43 anos, estavam vasculhando bens roubados quando a polícia interveio. Quando o homem mais velho foi revistado, os agentes encontraram um relógio Apple, um leitor de MP3 e uma chave de carro, enquanto o seu cúmplice tinha dinheiro em forma de dólares americanos e notas de euro, bem como um cabo de carregamento. Esses itens vieram de dois veículos arrombados na área, bem como de uma bolsa que foi roubada de uma mulher de 49 anos em junho. O interessante é que um dos cartões de débito roubados já foi usado para pagar oito vezes. Os dois homens eram moradores de rua e foram presos.
Mas as prisões não terminaram aí. Por volta das 18h20, um homem de 33 anos foi examinado em uma e-scooter na Germaniastrasse. A piada era que ele não tinha placa de seguro válida e tentou esconder uma unidade de cocaína durante a verificação. Um teste preliminar de drogas revelou que este não era o seu único problema, pois já havia um mandado de prisão contra ele. Sua tentativa de fuga falhou e ele foi levado para a sede da polícia.
Controles no centro da cidade de Colônia
O controlo ganhou outra luz significativa, porque em 2023 foram registados um total de cerca de 347.000 casos de crimes relacionados com drogas na Alemanha. É dada especial atenção à cannabis, que é parcialmente legal desde 1 de abril de 2024, mas ainda é responsável pela maioria dos casos de drogas. 208 000 destes casos envolveram cannabis e a proporção destes casos permanece consistentemente elevada. No total, foram registados cerca de 55 500 crimes de tráfico de droga na Alemanha em 2023, o que ilustra num relance a relevância e os desafios da criminalidade relacionada com a droga.
Desafio social
A criminalidade associada às drogas não é apenas um problema jurídico, mas também um importante desafio social e de saúde. O número de mortes relacionadas com drogas na Alemanha aumentou para cerca de 2.230 em 2023, e isto é muitas vezes o resultado de danos à saúde a longo prazo causados pelo consumo excessivo de drogas. A situação também é agravada pelo contrabando de estupefacientes ilegais, que causa problemas adicionais em muitas cidades.
Colónia não é, portanto, uma área protegida no que diz respeito à criminalidade relacionada com a droga. No entanto, as verificações e detenções em curso mostram que a polícia está determinada a contrariar a actividade. Resta saber se estas medidas irão realmente ajudar a longo prazo – mas uma coisa é certa: ainda há muito trabalho pela frente.