Ponte renovada em Schleiden garante um caminho seguro para os alunos até a escola!
A ponte pedonal renovada em Schleiden liga Auel e Mühlenberg. Obra de segurança concluída, reaberta aos pedestres.

Ponte renovada em Schleiden garante um caminho seguro para os alunos até a escola!
Há motivos para estar feliz na cidade de Schleiden: a ponte pedonal renovada na Sturmiusstrasse voltou a funcionar. Esta ponte não é apenas uma estrutura técnica, mas também liga os distritos de Auel e Mühlenberg e desempenha um papel central para os residentes e estudantes que se deslocam regularmente para o centro escolar de Schleiden. A reconstrução gradual desta importante ligação começou após a devastadora inundação de julho de 2021, na qual a ponte foi significativamente danificada. Partes da grade e do corpo da ponte tiveram que ser substituídas.
De novo Diário da Cidade de Colônia informou que foram orçados 264.000 euros para a reparação da Sturmiusstrasse. O trabalho de construção propriamente dito durou cerca de quatro semanas. A ponte voltou a ser acessível aos pedestres, tornando o trajeto até o complexo escolar mais seguro.
Preparação para reconstrução
O trabalho de renovação faz parte de um plano maior que foi lançado após a catástrofe das cheias. Em 23 de fevereiro de 2023, a Câmara Municipal aprovou o plano de reconstrução sob a liderança de Marcel Wolter e recebeu a aprovação necessária do governo distrital de Colônia em julho de 2023. A ministra Ina Scharrenbach apresentou um aviso de aprovação de 203 milhões de euros na Câmara Municipal de Schleiden. Este montante foi agora aumentado para um financiamento total de 227 milhões de euros Portal da cidade de Schleiden mostra.
Um dos desafios que a cidade enfrenta é a renovação de outra ponte na Arenbergstrasse. Esta questão ainda não foi abordada porque estava a ser analisada a possibilidade de ser criada uma segunda via de acesso dos serviços de emergência ao centro escolar. No entanto, as considerações foram rejeitadas porque as estradas locais não são adequadas para veículos maiores e os custos teriam sido demasiado elevados para a cidade.
A reconstrução sustentável como uma oportunidade
Para garantir que a reconstrução esteja em conformidade com os princípios da sustentabilidade, o guia prático “Depois da catástrofe das cheias: oportunidade para mudança” apoia as comunidades da Renânia do Norte-Vestefália e do Vale do Ahr. As recomendações baseiam-se em descobertas científicas e relatórios de experiência, tais como Instituto Alemão de Estudos Urbanos (Difu) explicou. O objetivo não é apenas reparar as infraestruturas durante a reconstrução, mas também criar estruturas mais resilientes e adaptadas ao clima. A cidade de Schleiden tem a oportunidade de lutar por uma solução a longo prazo através de um planeamento prospectivo e métodos de construção modernos.
Conclusão: A reconstrução em Schleiden não só fortalecerá a infra-estrutura, mas também servirá de exemplo para outras comunidades afectadas - a ponte na Sturmiusstraße é o início de um novo capítulo na história da cidade.