Colônia está agindo: as estações de metrô deveriam ser mais seguras e limpas!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A KVB está planejando uma ofensiva de segurança e limpeza para as estações de metrô de Colônia, inspirada em medidas tomadas em outras cidades.

KVB plant Sicherheits- und Sauberkeitsoffensive für Kölner U-Bahn-Stationen, inspiriert von Maßnahmen in anderen Städten.
A KVB está planejando uma ofensiva de segurança e limpeza para as estações de metrô de Colônia, inspirada em medidas tomadas em outras cidades.

Colônia está agindo: as estações de metrô deveriam ser mais seguras e limpas!

Nas últimas semanas, a Companhia de Transportes de Colónia (KVB) lançou uma ofensiva abrangente para aumentar a segurança e a limpeza nas estações de metro da cidade catedral. Tendo em conta os desafios crescentes, como o consumo de drogas, os sem-abrigo e a negligência, as empresas de transporte vêem uma necessidade urgente de acção. Segundo a KStA, fechar uma parada durante um intervalo é um campo de teste importante para melhorar a situação.

Como parte destas medidas, a KVB, sob a liderança da CEO Stefanie Haaks, está a planear introduzir “equipas de gestão de passageiros”. Essas equipes atuarão em seis bairros da cidade e se dedicarão a linhas e paradas específicas. Suas tarefas incluem não apenas estar presente no local, mas também eliminar reclamações e intensificar o contato com passageiros e autoridades. Esta iniciativa pretende ajudar a promover a sensação de segurança nas estações de metrô.

Medidas de segurança em foco

A KVB também está tomando medidas para reduzir os intervalos de limpeza em paradas problemáticas, como Neumarkt e Ebertplatz. Produtos de limpeza especiais são desenvolvidos para combater o cheiro de urina em elevadores. A implantação de equipes de limpeza é ampliada na estação fria para acompanhar os moradores de rua das enfermarias e prestar assistência. Estão planejados ônibus para dormitórios de emergência e uma “sala de aquecimento” em um ônibus KVB.

Existem problemas semelhantes em outras cidades alemãs. Em Munique, por exemplo, as portas rolantes em frente às estações de metrô são abaixadas após o horário de fechamento, o que não é percebido como um problema significativo pela Munich Transport Company (MVG). O estado das linhas de metro de Berlim mostra que o consumo de drogas e a violência são cada vez mais observados, como no U8, mas também em Colónia.

Juntos contra os problemas

A KVB já deu os primeiros passos em Colónia para intensificar a cooperação com a polícia, o serviço de ordem pública e os trabalhadores de rua. As patrulhas conjuntas existentes devem ser alargadas para aumentar ainda mais a segurança. O projeto piloto de disponibilização de som em duas paradas também visa reforçar a sensação de segurança. A título de teste, algumas paragens também estarão encerradas entre as 02:00 e as 05:00.

Uma estratégia semelhante é utilizada em Hamburgo, onde o comboio elevado fecha as estações à noite depois de terem sido utilizadas câmaras para verificar se ainda há pessoas nas estações. Durante os períodos de frio, o Hochbahn também está aberto a ideias para acomodar os sem-abrigo, desde que isso não represente problemas de segurança.

A KVB reconheceu que estes desafios são um problema para a sociedade como um todo. A nova estrutura com as equipes gestoras de passageiros está prevista para entrar em vigor em 1º de janeiro de 2026. Colônia poderá em breve se tornar um pouco mais segura e limpa em seus trilhos.