Bens roubados de carros em Colônia: a polícia detém fraudadores com SUVs falsos!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

A polícia detém suspeitos de ladrões de carros em Colônia e Düsseldorf. Avisos sobre riscos de fraude na compra de veículos online.

Polizei stoppt mutmaßliche Autohehler in Köln und Düsseldorf. Warnungen vor Betrugsrisiken beim Online-Fahrzeugkauf.
A polícia detém suspeitos de ladrões de carros em Colônia e Düsseldorf. Avisos sobre riscos de fraude na compra de veículos online.

Bens roubados de carros em Colônia: a polícia detém fraudadores com SUVs falsos!

Um suposto ladrão de carros foi pego em flagrante em Colônia na noite de segunda-feira. Um homem de 44 anos queria colocar à venda um VW Tayron, mas a polícia interveio em tempo útil quando testemunhas atentas, incluindo um potencial comprador de 34 anos, relataram a suspeita tentativa de venda. Durante a vistoria constatou-se que o veículo possuía placas e documentos falsos. O SUV já havia sido usado como carro alugado em Hamburgo e agora seria vendido em Colônia. O vendedor de 44 anos também forneceu dados pessoais falsos e também tinha um mandado de prisão pendente por colocar em risco o trânsito rodoviário. Ele agora está sob custódia policial.

No entanto, o caso tem outra reviravolta interessante. Um cúmplice de 21 anos apareceu numa esquadra da polícia em Düsseldorf para denunciar um roubo. Mas as suas declarações contraditórias despertaram o interesse das autoridades e levaram a novas investigações. Agora ele também enfrenta consequências legais porque é acusado de fingir um crime. Neste contexto, a polícia alertou mais uma vez: quem compra veículos através de plataformas online deve ser extremamente cuidadoso, especialmente ao fazer compras em dinheiro em endereços privados, como relata o rheinische Anzeigeblatt.

Os riscos na compra de um veículo

Mas não é apenas no Aeroporto de Colónia que existem problemas com carros roubados. Há alguns meses, para ser mais preciso, em novembro de 2024, um suspeito de cerca de 35 anos foi preso em Colônia-Porz. Ele havia oferecido um Audi Q2 em uma plataforma online, mas um potencial comprador informou a polícia porque estava desconfiado. Os investigadores civis acompanharam a denúncia e encontraram documentos falsos e dois celulares em seu poder. Este homem também não tinha residência permanente na Alemanha, o que tornou a investigação ainda mais difícil. A polícia recomenda fortemente que você se informe sobre a origem e autenticidade dos documentos antes de adquirir um veículo. Qualquer informação deverá ser comunicada imediatamente à polícia.

O ADAC também alerta com urgência. Além dos esquemas de fraude já mencionados, como a chamada “conta caucionada” ou documentos falsificados de veículos, há muitos outros casos que já deixaram em risco os compradores do mercado da internet. Os compradores devem ser especialmente cautelosos com ofertas tentadoras que parecem boas demais para ser verdade. O ADAC também recomenda não fazer adiantamentos e verificar cuidadosamente o vendedor - a página de informações do ADAC também oferece dicas e listas de verificação valiosas.

O que normalmente é bem-intencionado, nomeadamente encontrar uma pechincha na Internet, pode rapidamente tornar-se num verdadeiro problema. Por isso é ainda mais importante manter os olhos abertos e, em caso de dúvida, perguntar demais. Em última análise, isso pode não apenas economizar dinheiro, mas também nervosismo.