Nova formação pastoral em Colônia: procuram-se voluntários!

Transparenz: Redaktionell erstellt und geprüft.
Veröffentlicht am

Nova formação para pastoral voluntária começa em Colônia em setembro. 150 horas para pessoas com empatia e comprometimento.

Neue Ausbildung zur ehrenamtlichen Seelsorge startet im September in Köln. 150 Stunden für Menschen mit Empathie und Engagement.
Nova formação para pastoral voluntária começa em Colônia em setembro. 150 horas para pessoas com empatia e comprometimento.

Nova formação pastoral em Colônia: procuram-se voluntários!

Em Colónia, a importância da pastoral voluntária é cada vez mais reconhecida. Novos cursos de formação terão início em meados de setembro para todos aqueles que queiram envolver-se nesta importante área. O treinamento é organizado na Associação de Igrejas Evangélicas de Colônia e região em Kartäusergasse. Aqui os participantes são preparados para os desafios da pastoral num total de 150 horas - divididas ao longo de um ano Diário da Cidade de Colônia relatado.

O treinamento ocorre em diversos formatos, incluindo seminários de finais de semana e noturnos. Nestes, os futuros pastores aprendem sobre tópicos importantes que vão desde a morte e a tristeza, até a doença e a solidão, até crises de vida e tendências suicidas. Não é segredo que a procura por serviços pastorais aumentou nos últimos anos – cerca de 70 pessoas já frequentaram os cursos. Para atender a esta crescente demanda, a capacidade será aumentada através de novos postos de treinamento.

Condições e requisitos

É importante saber que não há restrições quanto à denominação, idade, sexo ou formação profissional. No entanto, para poder participar ativamente, os interessados ​​necessitam de alguns pré-requisitos: são necessários abertura, empatia e resiliência psicológica, bem como capacidade de refletir sobre as próprias experiências e de escuta ativa. O conteúdo do seminário é elaborado de forma a ampliar as habilidades éticas e factuais.

O futuro da pastoral também será moldado por planos de longo prazo. O estabelecimento de uma pastoral sensível queer está na agenda para atender às diferentes necessidades. Um calendário concreto prevê o próximo curso de pastoral para o início de 2026, embora já sejam possíveis candidaturas. Os participantes também podem beneficiar de supervisão e oportunidades de formação para desenvolverem ainda mais as suas competências. É fácil entrar em contato conosco pelo endereço de e-mail seelsorge-bildung.kirche-koeln@ekir.de ou pelo telefone 0176 23743554.

Pastoral voluntária em contexto

A pastoral voluntária desempenha um papel cada vez mais importante na sociedade e é procurada em muitas áreas. Isto inclui atendimento pastoral hospitalar para pacientes internados e ambulatoriais, aconselhamento por telefone, cuidados paliativos e hospícios, bem como vários serviços de visitação em comunidades religiosas. De acordo com isso Centro de Assistência Pastoral Os voluntários trazem consigo valiosas habilidades de vida e experiência que são de grande importância em ambientes pastorais.

A formação básica, que termina com a certificação, inclui elementos essenciais como o esclarecimento do próprio papel e missão, a prática da conversação pastoral e a reflexão sobre a própria competência espiritual. Aprender juntos em grupos apoia ainda mais este processo. Estas ofertas não se destinam apenas aos recém-chegados - os grupos existentes também beneficiam de formação especial e de módulos de formação contínua adaptados às suas respetivas necessidades.

Como o Voluntariado na igreja enfatiza, também existem serviços de assessoria para grupos e indivíduos que promovem intercâmbio e apoio no trabalho pastoral. Numa altura em que as vidas se tornam mais complexas, a contribuição dos pastores voluntários é inestimável. A formação na Associação de Igrejas Evangélicas de Colônia e região oferece a estrutura certa e as habilidades necessárias.