Comemoração de aniversário da Mãe Negra de Deus: A fé conecta gerações!
Semana de peregrinação à “Mãe Negra de Deus” em Colônia: 350º aniversário de consagração com cultos, palestras e missas comemorativas de 7 a 14 de setembro de 2025.

Comemoração de aniversário da Mãe Negra de Deus: A fé conecta gerações!
Dentro de alguns dias terá início em Colônia uma semana muito especial: a semana da peregrinação à Mãe Negra de Deus. De 7 a 14 de setembro de 2025, a cidade celebrará o 350º aniversário da consagração de Santa Maria em Kupfergasse. Um evento que será aberto cerimoniosamente com uma festiva Missa Mariana no domingo, 7 de setembro, às 18h. O povo de Colônia espera uma visita de alto nível: o cardeal Rainer Maria Woelki, arcebispo de Colônia, liderará o gabinete pontifício. Arquidiocese de Colônia relata que numerosos serviços religiosos, devoções e missas festivas ocorrerão durante a semana.
Convidados especiais também estão no programa: Na segunda-feira, 8 de setembro, o Padre Abade Maximilian Korn, reitor do Mosteiro dos Cônegos Agostinianos de São Miguel Paring, virá a Colônia como pregador convidado. Na quinta-feira, 11 de setembro, falará Sua Excelência o Bispo Auxiliar Jörg Michael Peters, Reitor da Igreja Catedral Alta de Trier, e no sábado, 13 de setembro, pertencerá ao Bispo Auxiliar Dr. Dominikus Schwaderlapp outro ofício pontifício.
Uma palestra com profundidade
A palestra sobre fé será particularmente emocionante na sexta-feira, 12 de setembro, às 20h. S.A. Prof. Dr. Ralf Weimann de Roma falará sobre o tema “O significado da Mãe de Deus no fim dos tempos”. Este promete ser um evento lucrativo para todos os interessados.
O enviado especial do Vaticano
O Cardeal Christoph Schönborn, Arcebispo Emérito de Viena, foi nomeado enviado especial para as celebrações do aniversário pelo Papa Leão XIV. Isto não só tem uma longa história com a igreja, mas também celebrará o serviço festivo no dia 14 de setembro. Vatican News relata que a “Madona Negra”, também conhecida como “Mãe da Misericórdia”, permaneceu à prova de bombas durante a Segunda Guerra Mundial.
A igreja é um ponto central de contato da piedade popular renana, e muitas pessoas acendem velas neste local para pedir ajuda e conforto. As celebrações incluem também a missa final da oitava da peregrinação no domingo, 14 de setembro, às 18h00, seguida de uma atmosférica procissão à luz de velas.
Um pedaço de história
A história da Mãe Negra de Deus remonta a 1630, quando a figura da Virgem Maria em tília foi trazida para Colônia pelas “Irmãs Carmelitas Descalças”. Em 1675 foi construída a Capela do Loreto para venerar a figura da Virgem Maria. No século XVIII, a área recebeu uma igreja barroca, que marcou o início das peregrinações à figura da graça – costume que perdura até hoje.
A semana de peregrinação não oferece apenas uma oportunidade para celebrar, mas também para refletir e renovar a fé no coração de Colônia. Esteja presente quando a cidade estiver cheia de vida e espiritualidade, de 7 a 14 de setembro de 2025!