Os Verdes e o SPD lutam pelo gabinete do prefeito de Colônia!
Colônia está votando: Berivan Aymaz (Verdes) e Torsten Burmester (SPD) estão no segundo turno para o gabinete do prefeito em 28 de setembro.

Os Verdes e o SPD lutam pelo gabinete do prefeito de Colônia!
Houve uma grande eleição em Colônia em 15 de setembro de 2025, e os resultados foram tudo menos enfadonhos. Os Verdes estão a afirmar-se com uma presença clara nas eleições para autarcas e nas eleições para a Câmara Municipal. Poderíamos dizer que a votação tomou uma direcção clara, com os Verdes a liderar em ambas as áreas.
Berivan Aymaz, a candidata verde, obteve 28 por cento dos votos nas eleições para prefeito e está avançando para o emocionante segundo turno em duas semanas, onde enfrentará Torsten Burmester do SPD, que ficou em segundo lugar com 21,3 por cento. Ambos têm agora até 28 de setembro para mobilizar os seus eleitores. Markus Greitemann, da CDU, ficou em terceiro lugar com 19,4 por cento e agora tem que se vestir bem para a próxima rodada de campanhas eleitorais. O Diário da Cidade de Colônia salienta que os Verdes tiveram um forte desempenho nos distritos centrais das cidades, enquanto a CDU está bem posicionada nos distritos do sul e do oeste.
Vozes da AfD e da Esquerda
A AfD, que está numa ascensão inesperada, conseguiu duplicar a sua quota de votos para 8,5 por cento e tem agora oito assentos no conselho municipal. Um destaque foi o sucesso de Matthias Büschges em Chorweiler, onde conquistou os eleitores com 27,8 por cento. Foi uma pedra no sapato para os Verdes, que obtiveram apenas 8,1 por cento. Em alguns outros distritos, como Porz-Finkenberg, a AfD obteve o voto certo com 23,6 por cento. O SPD ficou próximo com 26,4 por cento e a CDU com 24,2 por cento.
No cenário político global crescente, a esquerda também recuperou importância. Os seus sucessos em distritos como Kalk (27,7 por cento) e Humboldt/Gremberg (23,7 por cento) não devem ser esquecidos, mesmo que Berivan Aymaz também tenha conseguido alcançar uma maioria considerável nesses distritos.
Participação eleitoral e humor
A participação eleitoral aumentou para um nível agradável de 57,7 por cento, um aumento significativo em comparação com as eleições locais de 2020, que atingiram apenas 51 por cento. Mais de 800.000 eleitores elegíveis estavam comprometidos e determinados a votar. Isto dá esperança para um cenário político mais vibrante. T on-line informa que nenhum dos 13 candidatos conseguiu obter a maioria absoluta de 50 por cento, o que torna necessário o segundo turno.
Um aspecto notável da eleição foi a preparação para a contagem. No domingo de eleições, a cidade contratou mais de 4.000 voluntários para abrir e pré-separar os envelopes de voto postal no refeitório, demonstrando a eficiência da organização eleitoral. Esta atmosfera dá realmente esperança de um intercâmbio criativo entre os grupos parlamentares e os eleitores, e será interessante ver como as constelações irão evoluir até às próximas eleições.
As próximas semanas prometem discussões emocionantes e um ou dois movimentos surpreendentes, enquanto o povo de Colónia aguarda a ronda decisiva das eleições para autarca. WDR destaca que esta corrida está longe de terminar. O que pretende o povo de Colónia para o futuro? É hora dos eleitores fazerem suas vozes serem ouvidas!