Ebertplatz Colônia: Fechamento urgente de entradas devido ao crime de drogas!
A cidade de Colónia planeia fechar três entradas para a Passagem Oeste na Ebertplatz, a fim de aumentar a segurança e combater o crime.

Ebertplatz Colônia: Fechamento urgente de entradas devido ao crime de drogas!
A Ebertplatz tem sido um tema muito debatido em Colônia há anos. Não é apenas um remanescente arquitetônico da década de 1970, mas também um local conhecido pelo crime e pelo tráfico de drogas. A cidade de Colônia planeja agora dar um passo claro em direção à melhoria e, portanto, fechará em breve três entradas para a Passagem Oeste na Ebertplatz.
No entanto, o projecto estará sujeito a atrasos porque as obras de construção necessárias terão primeiro de ser licitadas e adjudicadas. De acordo com o Express, este encerramento poderá entrar em vigor entre outubro e dezembro de 2025, no mínimo. Anteriormente, a esperança era que as medidas fossem concluídas em julho, depois de a Câmara Municipal ter disponibilizado 175 mil euros para a renovação.
Medidas de segurança urgentes
A decisão de selar estas entradas na Ebertplatz foi considerada urgente para aumentar a segurança pública. O ministro do Interior da NRW, Herbert Reul, chega ao ponto de descrever a Ebertplatz como a “maior loja de departamentos de drogas da NRW”. A administração classificou a Passagem Oeste como “particularmente crítica” em termos de prevenção do crime. Antes que o trabalho possa começar, no entanto, as escadas rolantes quebradas e a obra de arte agora mal preservada devem primeiro ser removidas.
As entradas da Sudermanplatz, da padaria Heinemann e da esquina da Ebertplatz com a Neusser Straße serão cobertas com lajes de concreto armado após o fechamento. A calçada acima será então repavimentada enquanto os corredores serão emparedados. Estas medidas fazem parte de uma estratégia mais ampla da cidade para contrariar a reputação inglória da Ebertplatz.
Um tema de debate de longa data
Mas a renovação da Ebertplatz não levanta apenas graves preocupações de segurança. A reformulação da praça é debatida há mais de 20 anos. O plano diretor do centro da cidade de 2008 caracterizou o local como “pouco atraente” e um local de medo. A polícia e a prefeitura já haviam proposto o fechamento da passagem em 2017 após um incidente fatal, mas isso foi impedido pela Câmara Municipal.
As tentativas de tornar a praça mais interessante através de iniciativas como recipientes de restauração e fontes não tiveram sucesso. A renovação completa da praça, que segundo a cidade não ocorrerá antes de 2030, também poderá servir como uma solução de longo prazo para os desafios enfrentados pela Ebertplatz.
No geral, será emocionante ver se e como as medidas planeadas para aumentar a segurança são realmente implementadas e se podem, em última análise, ajudar a tornar a Ebertplatz num lugar de encontro e não de medo novamente. A cidade de Colónia está a reagir ao aumento da criminalidade na Ebertplatz e, com as novas medidas, poderá haver um raio de esperança à vista, mesmo que a estrada ainda seja rochosa.